Unifeso - Artigo da Revista Unifeso - Humanas e Sociais chama a atenção para a trajetória de Pedro Casaldáliga, intelectual que despediu nesta semana

13-08-2020

Nesta semana o país se comoveu com a despedida do bispo emérito de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, Pedro Casaldáliga, conhecido pela luta a favor dos direitos humanos. Ele faleceu, dia 8 de agosto, aos 92 anos, na cidade de Batatais, em São Paulo, onde estava internado. Dom Pedro Casaldáliga foi um bispo católico espanhol, radicado no Brasil desde 1968. Ao chegar no Araguaia, em 1968, o religioso realizou um trabalho na defesa da população desfavorecida, na luta pela posse da terra, contra o regime militar e, até mesmo, o Vaticano.

Em 2018, na quarta edição da Revista de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), foi publicado um artigo sobre o religioso, intitulado “PEDRO CASALDÁLIGA: à fronteira do discurso”, assinado por Edson Flávio Santos, doutor em estudos literários.

“O olhar do presente trabalho, intenta perceber como a ideia de fronteira interage com a ação do intelectual engajado, tendo como base de estudo parte da obra literária em poesia de Casaldáliga, produzida em Mato Grosso. As análises se pautam em estudos de SARTRE (1993), FOUCAULT (1977) e BOSI (2002)”, apresenta o resumo. Confira aqui o artigo completo.

A Revista Unifeso - Humanas e Sociais é uma publicação eletrônica multidisciplinar com periodicidade semestral, vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Sociais do Unifeso, que tem como objetivo a difusão de conhecimento nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil