Unifeso - Atividade integrada: Ingressantes do curso de Direito trocam experiências com formandos para resolver caso

14-08-2019

Visando inserir os novos estudantes no contexto jurídico, o curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) promoveu, no dia 8 de agosto, uma atividade integrada entre os estudantes do 1º e do 10º períodos no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). A atividade foi realizada em formato de audiências simuladas, integrando ingressantes e concluintes do curso. Foi apresentado aos calouros um caso para ser discutido em grupos nas tutorias. Em seguida, os estudantes do 10º período entraram em cena para explicar aos grupos de calouros como funciona o caso dentro da lei.

Segundo a professora Ana Lúcia Torres dos Santos, supervisora do NPJ, a temática do evento costuma, tradicionalmente, adaptar um tema que tenha sido abordado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É algo que muitos dos veteranos que fizeram a prova já viram, mas para os novatos é uma atividade para se familiarizarem com assuntos que podem cair em futuros exames”, contou.

“Essa integração busca mostrar aos alunos a evolução de quando se chega ao curso e quando se sai. Muitas vezes, as pessoas têm ideias de como se solucionam alguns casos, no entanto, queremos demostrar que o Direito é bom senso, nem tanto a legislação. Um problema que acontece em nosso cotidiano pode ser o mesmo que o estudante vai enfrentar quando for advogado. O que buscamos é despertar a simplicidade no Direito”, defendeu a professora Ana Lucia.