Unifeso - Atuação em diversos cenários de prática proporciona a formação médica integrada com a vida real

30-04-2020

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) oferece uma série de cenários de prática próprios e conveniados para seus estudantes de Medicina. Desde o início do curso, o acadêmico aprende a teoria na prática em diversos cenários reais, onde o futuro médico encontra professores e preceptores capacitados e orientados pela Instituição a utilizarem as metodologias ativas de ensino-aprendizagem como principal ferramenta. “O intuito é dar significado ao conhecimento ao qual ele é apresentado nos cenários de prática, assim como estimular o estudante a ter autonomia, a ter capacidade de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões e incentivar o protagonismo e a responsabilidade pela sua formação médica”, conta a professora Patrícia Araújo Corrêa, coordenadora do Internato do curso de Medicina do Unifeso.

Ela explica que, durante este período de internato, que compreende os dois últimos anos da formação médica, o estudante tem a oportunidade de realizar seu estágio obrigatório de treinamento em serviço no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) e em outros centros de saúde da rede pública, tais como as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além da Unidade Ambulatorial do Unifeso.

Para ampliar a diversidade de cenários do Internato, o Unifeso também estabeleceu parcerias com os municípios de Guapimirim e Rio de Janeiro, onde os internos podem ser inseridos em suas Unidades de Atenção Básica e Centro de Saúde da Família, respectivamente, com o acompanhamento de um preceptor dedicado à condução de sua formação. “E, finalmente, destacamos o convênio com o Hospital Federal de Bonsucesso como um cenário com uma diversidade de especializações para apoiar os estudantes como mais uma opção para seu internato”, ressalta a professora Patrícia.

No entanto, as experiências com o atendimento à comunidade começam deste o início da faculdade, através da Integração, Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC), que existe há mais de dez anos no curso de Medicina. Segundo a professora Geórgia Rosa Lobato, coordenadora do IETC do 1º ao 4º períodos, “o curso investe muito no IETC porque acredita que a aprendizagem se dá partir do trabalho, do contato deste estudante com o mundo real, com pessoas reais, em que terá a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, atitudes e habilidades”.

Ela enfatiza que o curso trabalha com diversos cenários de prática, “pois lidamos com uma grande dimensão de competências dentro do curso de medicina. Como por exemplo, temos atividades em escolas e creches do Município, no Centro Materno Infantil, no HCTCO e na Fazenda Ermitage. Também trabalhamos em municípios vizinhos, como em Guapimirim, por exemplo”, conta.

Saiba mais:  Estudantes de Medicina relatam experiências na XI Jornada de Produção Acadêmica da IETC

Vestibular de Medicina do Unifeso com inscrições abertas

O Vestibular de Medicina 2020.2 do Unifeso está aberto e os candidatos devem se inscrever até o dia 11 de junho, acessando o site medicinaunifeso.com.br. Ao todo, são 40 vagas oferecidas para o segundo semestre de 2020. Saiba mais acessando o edital.