Unifeso - Audiências Simuladas inserem o Direito material na prática

Audiências Simuladas inserem o Direito material na prática

10-11-2022

“O que encanta o estudante é conseguir colocar o Direito material na prática, ou seja, saber como o advogado atua, como ele atende um cliente, como ele faz audiência, como instrui uma testemunha, como o juiz e o promotor se comportam. Então, é importante para o aluno saber a dinâmica do profissional do Direito hoje”, pontuou a professora Christiane Vaz Viana, supervisora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), durante a semana de audiências simuladas do curso de Direito.

Esta semana, que neste semestre acontece de 7 a 11 de novembro, é muito aguardada pelos estudantes do 7º ao 10º período. As audiências simuladas são uma a atividade obrigatória para os estudantes do curso de Direito que iniciam o estágio. A programação inclui simulações dos foros Cível, de Família, Criminal e Trabalhista. O objetivo é proporcionar ao estudante a prática na participação de audiências complexas, preparando-o para atuação nas salas de audiência e nos tribunais.

Na atividade, os alunos são orientados pelos professores de estágio, munidos das peças físicas de um processo que confeccionaram ao longo do semestre. Eles simulam juntos, em um ambiente real, o mesmo procedimento que ocorre nos atos oficiais. A audiência simulada do foro Criminal, ocorrida no dia 9 de novembro, abordou um caso real, acontecido em Teresópolis, em que uma mãe foi acusada de ter matado a própria filha dentro de casa.

“Este caso foi trabalhado pelo NPJ na época, fizemos todo o procedimento inicial da instrução e acompanhamos a ré na busca pela verdade dos fatos”, contou a professora Christiane. Segundo ela, a cereja do bolo das audiências simuladas é o júri, uma encenação muito real. “É o momento que abrilhanta os nossos alunos, pois eles já chegam aprendendo muito nessa audiência. A atividade instiga a curiosidade, o amor pelo estágio e a vontade de aprender. Então, é a menina dos olhos do NPJ”, disse.

A professora contou que, na época da pandemia, essa questão do júri ficou prejudicada, pois não havia como colocar o júri on-line. “Com os nossos estudantes conseguimos fazer audiências simuladas de procedimento comum de forma virtual, foi um verdadeiro desafio, mas a verdade é que para que o estágio seja eficaz e traga a experiência ao aluno, o presencial é tudo. Ele precisa vivenciar, atuar e sentir o processo na prática”, enfatizou.