Unifeso - Calouros entram no universo da Administração e da Contabilidade com os Jogos Empresariais

15-08-2019

“Preparando produtos para Tóquio-2020”. Este foi o tema dos Jogos Empresariais do segundo semestre de 2019, promovido pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Os calouros foram desafiados a implantar práticas comuns ao universo administrativo e contábil, desenvolvendo atividades como o gerenciamento de recursos humanos e financeiros, por exemplo, trabalhando com produtos como camisetas, bandeiras e bonés para a Olimpíada de Tóquio, no Japão. O mercado foi simulado pelos veteranos do curso, que incorporaram os clientes e os fornecedores.

O estudante Lucas Horsth de Moraes, do segundo período do curso de Ciências Contábeis, incorporou o papel, junto a outros veteranos, de vender e comprar mercadoria. “O intuito foi fazer com que os calouros se complicassem e esquecessem do necessário para se ter uma transação de venda e de compra apropriada”, contou. Na opinião do estudante, os calouros se saíram bem. “Alguns mais atentos do que outros, como o de costume, mas em geral todos foram bem dentro do planejamento feito pelos veteranos e professores”, elogiou. Para ele, atividades como estas nos fazem pensar e ver como o mundo realmente funciona, e como coisas mínimas no mundo empresarial podem vir a se tornar complicadas. Acredito que teoria e conhecimento sejam importantes, mas é na prática que realmente vemos como as coisas funcionam, por isso acho que é uma experiência válida”, avaliou o jovem.

Para a caloura Isabella Pontes Fernandes, do curso de Administração, as atividades ilustraram bem práticas comuns desse meio. “É bom ter uma ideia de como funciona na prática, além de ser divertido e também ser uma forma de integrar calouros com os veteranos, isso torna a experiência muito legal e funcional”, notou.

Pro Giovana Campos