Unifeso - Ceso desenvolve metodologia de ensino com projetos integradores e multidisciplinares

28-12-2020

A escola é o ambiente criado para socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade. Um dos diferenciais do Centro Educacional Serra do Órgãos (Ceso), em relação às outras escolas da cidade, é o método de trabalho com projetos integradores e multidisciplinares.

Na Educação Infantil, os projetos de trabalho desenvolvidos pelos estudantes, atuam de forma coletiva na formação, tornando-se uma ferramenta importante em todo o processo de aprendizagem e de construção da autonomia. Os projetos de trabalho da Educação Infantil são desenvolvidos através de metodologias e estratégias diversificadas, respeitando os ritmos diferenciados e as necessidades de cada faixa etária. No Ensino Fundamental I, a proposta aplicada no desenvolvimento de metodologias ativas traz um contexto de incentivo aos alunos à investigação e construção de soluções sobre temas que são definidos pela própria turma, tendo como ponto de partida o interesse dos mesmos e vislumbrando impactos positivos para toda comunidade escolar, tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem.

Já no Fundamental II e no Ensino Médio, além dos componentes curriculares obrigatórios, o Ceso oferece o componente Projeto, que busca despertar nos estudantes o lado investigativo e o foco de interesse, levando-os ao desenvolvimento da pesquisa, das referências bibliográficas, organização dos pensamentos e da escrita. Neste processo, o estudante é levado à construção do projeto escrito e à apresentação oral, compartilhando seu aprendizado e descobertas com os demais estudantes. O Projeto é ministrado por um professor e tem colaboração de professores tutores que acompanham o estudante durante todo o processo.

Matrículas abertas

O Ceso está com o processo de inscrições abertas até dia 29 de janeiro de 2021. Os novos alunos que realizarem matrícula para o próximo ano ganharão 25% de bolsa (com exceção de Maternal e Jardim 1).

O colégio está entre os primeiros de Teresópolis no ranking do Enem e se destaca por ter a mensalidade mais acessível entre a concorrência. Saiba mais sobre o Ceso aqui e confira o regulamento das novas matrículas para 2021.