CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ceso promove a cultura de paz no cotidiano escolar

13-10-2020

O Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) está trabalhando um tema relevante com o Ensino Fundamental I: a cultura de paz no cotidiano escolar. Para falar sobre o assunto, Márcia Cristina Soares, do setor de Psicologia da escola, gravou alguns vídeos esclarecendo questões relacionadas ao tema. 

Segundo Márcia, pequenas atitudes e pequenos gestos são fundamentais para o cultivo e paz no nosso dia a dia. A maneira como nos relacionamos com as pessoas, as palavras que dizemos, o nosso tom de voz, tudo isso faz diferença no cultivo da paz, por isso, é importante que tenhamos bons pensamentos, bons sentimentos, que falemos boas palavras e que sejamos carinhosos e respeitosos com as pessoas. “Às vezes, não é possível concordar com tudo aquilo que é feito por outra pessoa, mas devemos sempre respeitar a opinião do outro e entender que ele pode pensar diferente da gente. Quando nós entendemos o outro e as suas diferenças, podemos construir um ambiente de paz, mesmo que haja algum conflito”, explicou.

Sobre o bullying, ela deixou claro que ele é caracterizado por atitudes violentas, proferidas por alguma pessoa em relação a nós ou proferida por nós em relação a alguma pessoa. Essas atitudes podem ser através de gestos ou palavras. O que caracteriza o bullying é o fato de ele acontecer permanentemente e causar grande incômodo na pessoa que está sendo atingida. “Se estamos incomodados com algo que alguém diz ser brincadeira em relação a nós, com palavras que não gostamos, com atitudes e gestos que consideramos violentos, e se isso está acontecendo rotineiramente, é hora de procurar um adulto e falar a respeito desse assunto, porque, muito provavelmente, esta atitude será considerada bullying. Se for considerada, vamos buscar ajuda para resolver a questão”, afirmou. 



Por Juliana Lila

Outras Notícias





Atendimento On-line