Unifeso - Ceso promove ações educativas com projetos integradores e multidisciplinares no processo de alfabetização

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ceso promove ações educativas com projetos integradores e multidisciplinares no processo de alfabetização

21-01-2022

O Ensino Fundamental I, como o próprio nome já menciona, é fundamental para o desenvolvimento das crianças, tanto no quesito acadêmico quanto no pessoal e social, um importante momento em que as crianças ampliam a sua visão de mundo. Por isso, o Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) traz uma proposta aplicada no desenvolvimento de metodologias ativas, um contexto de incentivo aos alunos a investigação e a construção de soluções sobre temas que são definidos pela própria turma, tendo como ponto de partida o interesse dos mesmos e vislumbrando impactos positivos para toda a comunidade escolar, tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem. 

Após definir com que temas e tipos de projetos os alunos vão aprender, os professores dispõem de um conjunto de funcionalidades para acompanhar, orientar e avaliar o trabalho que será desenvolvido através de inúmeras ferramentas e, neste sentido, os cenários da Instituição e as parcerias com as graduações são utilizados como fontes de pesquisa e sistematização de aprendizagem, sendo estes imprescindíveis para o desenvolvimento dos mesmos.

Com os estudantes do 1° ano, o Ceso trabalha com projetos trimestrais, como forma de garantir a elaboração de uma pesquisa que também possa estimular a leitura e a escrita dentro do contexto alfabetizador. Já nas demais turmas, os projetos se estendem no decorrer de todo ano letivo, proporcionando maior elaboração e tempo de investigação, levando-se em conta o ritmo de pesquisa e aprendizagem da turma. 

Neste contexto, a aprendizagem acontece através dos experimentos. Na aula de Projeto, por exemplo, os estudantes aprendem sobre esqueletos de animais, que podem ser fontes históricas e, para ficar mais divertido, fazem os próprios fósseis. Em História e Geografia, o 2° ano trabalhou, no último ano, com regras para o respeito à diversidade. 

“Embora a atuação remota tenha trazido algumas limitações, não perdemos de vista a funcionalidade da ação educativa que a vivência de momentos significativos traz aos nossos alunos e, neste sentido, nos dedicamos a manter uma rotina de atividades já previstas em calendário, adaptadas ao formato on-line, entre eles destacamos: Dia do Futuro Show de Talentos e Tarde de autógrafos”, conta a Márcia Cristina de Siqueira, Diretora Substituta do Ceso. 

Matrículas abertas 

O Ceso está com inscrições abertas até o dia 30 de janeiro de 2022. Os novos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que realizarem matrícula para este ano de 2022, ganharão 25% de bolsa, já os do Ensino Médio garantirão 15% de bolsa. A vigência do benefício será até a conclusão do Ensino Médio, desde que respeitados os períodos regulares de cada segmento. Confira o regulamento das bolsas para as novas matrículas. Saiba mais sobre o Ceso aqui.



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.