Unifeso - Clínica-Escola de Veterinária promove adoção consciente de pets abandonados

Clínica-Escola de Veterinária promove adoção consciente de pets abandonados

13-07-2021

Teresópolis dispõe de ONGs e instituições para acolhimento e doação de animais. A clínica-escola do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) é um dos locais que adotantes podem procurar quando estiverem em busca de novos amigos pets.

Muitas vezes aparecem cães e gatos perdidos no campus Quinta do Paraíso, onde fica a clínica-escola, e alguns também são abandonados no local. Professores e estudantes acolhem os bichinhos, que passam por avaliação. “Acolhemos o animal, tratamos, castramos e disponibilizamos para a doação ou, quando o animal é filhotinho, colocamos para adoção e depois realizamos a castração sem custo”, explica o professor Rafael Rempto, coordenador da Clínica-Escola de Veterinária.

Para adotar, o futuro tutor terá que preencher um termo de responsabilidade, em que constam todos os cuidados com o animal em relação à alimentação, ao cuidado médico-veterinário e a vacinas. A Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (COPBEA), da Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis, orienta que é preciso analisar várias questões, antes de adotar um pet:

- Se esse é o melhor momento para adotar um animal, já que o ser vivo precisa ser bem cuidado e tem várias necessidades e sentimentos;

- Ao adotar, o candidato precisa saber que será responsável pelo pet durante toda a sua vida e que o animal será dependente do tutor;

- Avaliar qual a melhor espécie que irá se adaptar ao estilo de vida do tutor;

- Prover alimento, abrigo, acompanhamento médico-veterinário, vacinar, fornecer condições físicas, psicológicas e ambientais ao animal;

- Prevenir os riscos, como a transmissão de doenças, danos a terceiros e potencial de agressão.

Os adotantes interessados podem entrar em contato com a Clínica-Escola de Veterinária e saber sobre a disponibilidade de animais para adoção, pelo telefone: 2743-5302.