Unifeso - Colaboradores, professores e estudantes participam de evento do HCTCO sobre metas de segurança do paciente

22-09-2021

No dia 17 de setembro foi celebrado, mundialmente, o Dia da Segurança do Paciente. A Comissão de Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) adiantou a comemoração e realizou, na tarde de 14 de setembro, um evento sobre o assunto abordando todas as metas de segurança do paciente. São elas: identificar o paciente corretamente; melhorar a eficácia da comunicação efetiva; melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; anestesia segura; reduzir o risco de infecções com a lavagem das mãos associadas a cuidados de saúde; reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas e lesões por pressão; e a prevenção de perdas de sonda para aporte nutricional.

O evento foi on-line e contou com a participação de colaboradores do hospital, discentes e docentes do Unifeso. “Cada membro da comissão é responsável por um protocolo e realizamos a apresentação dos mesmos, além de vídeos interativos onde nosso objetivo foi promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde, segundo a RDC n° 36/2013, o Núcleo de Segurança do Paciente – NSP”, explicou a enfermeira Juliana Kisling Ventin, presidente da Comissão de Segurança do Paciente no HCTCO, que é composta pelos membros Cristiane da Rosa Granito, Guilherme Abreu de Britto Comte de Alencar, Sânia Rocha da Motta Braga, Bruno Eduardo do Valle, Ana Paula Honório Abreu, Christina Lee Son To Poong e Raquel C. Oliveira, que palestraram no evento, juntamente com Thiago de Araújo Bosi.