Unifeso - Começa a XXXI Jornada Científica do Curso de Graduação em Medicina Veterinária

Começa a XXXI Jornada Científica do Curso de Graduação em Medicina Veterinária

07-11-2022

Durante o mês de novembro, de 7 a 30/11, acontece a XXXI Jornada Científica do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, um evento científico, no formato de seminário, para qualificação das atividades de pesquisa e extensão dos formandos do curso. A professora Dra. Carla Fernanda de Moura Carvalho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi a palestrante convidada para fazer a conferência de abertura do evento e falar aos estudantes concluintes sobre as competências necessárias para o egresso para enfrentar o mercado de trabalho.

O evento reunirá a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes graduandos do curso, perante uma banca examinadora composta por três professores Doutores ou Mestres, com participação de público externo e interno, convidados por meio de divulgação pública. Os temas são relevantes para a área profissional de Medicina Veterinária e em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso.

O professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária do Unifeso, destacou que os estudantes estão bem preparados, pois passam por uma pré-banca para qualificação, geralmente obtendo resultados satisfatórios. “A grande maioria dos trabalhos apresentados são relatos de caso, mas há ainda alguns experimentos e uma minoria de revisão bibliográfica. Procuramos incentivar a pesquisa, o experimento ou o relato de caso a partir da experiência nos estágios interno e externos dos estudantes. A expectativa com esta Jornada é muito boa, temos trabalhos muito bons, que acabam resultando em anais, que podem derivar para a nossa revista científica, de acordo com o orientador”, disse.

A palestrante Carla Fernanda de Moura Carvalho já fez parte do corpo docente do Unifeso, mas hoje trabalha para uma universidade federal. Além de falar sobre competências para o mercado de trabalho atual, ela destacou que o Unifeso, há anos, preocupa-se em desenvolver habilidades que vão além da técnica. “O Unifeso é uma instituição que te acolhe, os estudantes daqui são privilegiados, não só pela instituição em si, mas por toda a natureza do entorno. Esta instituição é diferenciada, não só em relação à estrutura física, mas ao corpo docente e ao próprio currículo da Medicina Veterinária. É uma instituição que está preocupada com o desenvolvimento de competências que vão além das técnicas, envolvendo habilidades e atitudes humanísticas dos alunos, tão importantes no mercado de trabalho atual”, pontou a professora Carla.