Unifeso - Como descartar corretamente medicamentos vencidos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Como descartar corretamente medicamentos vencidos

16-06-2021

A Sala Verde Unifeso vem promovendo, nos últimos anos, atividades articuladas às metas propostas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022. Entre os diversos temas estratégicos do Plano, a Sala Verde Unifeso está focada na Sustentabilidade Socioambiental. E neste 2021, as ações terão os holofotes voltados para o tema dos Resíduos Sólidos. Por isso, queremos saber: onde você descarta os remédios vencidos ou em desuso?

Imagine que você precisa de um determinado remédio e identifica que a validade dele venceu. O que você faz: descarta no vaso sanitário ou na lata de lixo? Se optou por descartá-lo no vaso sanitário ou na lata de lixo, saiba que, sem querer, você coloca em risco as pessoas que sobrevivem da coleta de materiais para reciclagem.

O meio ambiente também é afetado com o descarte inadequado de medicamentos, uma vez que as medicações serão absorvidas pelo solo, pelo lençol freático e pela fauna. A legislação brasileira afirma que o descarte deve ser feito em drogarias e farmácias em lixeiras próprias para tal finalidade. Estes resíduos devem ser coletados por empresa especializada para o destino final correto.

"Se na farmácia ou drogaria que você frequenta não houver lixeiras para descarte de medicamentos, vale uma conversa com o responsável para sugerir a instalação, afinal, ao comprar um produto de uma determinada empresa, o consumidor, de certa forma, concorda e reforça as práticas adotadas", lembra o professor Luiz Antônio Pereira, um dos membros do Comitê de Sustentabilidade do Unifeso.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.