Unifeso - Conheça o trabalho desenvolvido pelo Ceso no Ensino Fundamental I e II

Conheça o trabalho desenvolvido pelo Ceso no Ensino Fundamental I e II

07-12-2020

O Centro Educacional Serra do Órgãos (Ceso) destaca-se das outras escolas da cidade pelo acesso à infraestrutura de laboratórios do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e pelo trabalho com projetos integradores e multidisciplinares. No Ensino Fundamental I, a proposta aplicada no desenvolvimento de metodologias ativas traz um contexto de incentivo aos alunos à investigação e construção de soluções sobre temas que são definidos pela própria turma, tendo como ponto de partida o interesse dos mesmos e vislumbrando impactos positivos para toda comunidade escolar, tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem.

Após definir com que temas e tipos de projetos os alunos vão aprender, os professores dispõem de um conjunto de funcionalidades para acompanhar, orientar e avaliar o trabalho que será desenvolvido através de inúmeras ferramentas e, neste sentido, os cenários da Instituição e as parcerias com as graduações são utilizados como fontes de pesquisa e sistematização de aprendizagem, sendo estes imprescindíveis para o desenvolvimento dos mesmos. “Cabe salientar que, com os estudantes do 1° ano, atuamos com projetos trimestrais, como forma de garantir a elaboração de uma pesquisa que também possa estimular a leitura e a escrita dentro do contexto alfabetizador”, explica a professora Adriana Lopes Viana, coordenadora do Ensino Fundamental I. Já nas demais turmas, os projetos se estendem no decorrer de todo ano letivo, proporcionando maior elaboração e tempo de investigação, levando-se em conta o ritmo de pesquisa e aprendizagem da turma.

“Embora a atuação remota tenha trazido algumas limitações, não perdemos de vista a funcionalidade da ação educativa que a vivência de momentos significativos traz aos nossos alunos e, neste sentido, nos dedicamos a manter uma rotina de atividades já previstas em calendário, adaptadas ao formato on-line”, afirma Adriana.

Os anos finais do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, atendem estudantes na faixa etária entre 11 e 14 anos de idade e têm por objetivo desenvolver o senso crítico e a capacidade de aprendizado, através da compreensão do ambiente natural, social, político, econômico, tecnológico, artístico e cultural, buscando realçar os valores existentes na sociedade, promovendo, assim, a busca por desafios e aprofundamento do conhecimento dos estudantes em prol de seu reportório educacional. O segmento do Ensino Fundamental II possui um corpo docente composto por 15 professores que buscam interligar os conteúdos de suas disciplinas, com objetivo de promover um aprendizado interdisciplinar e desenvolver nos estudantes uma visão holística do processo de aprendizagem. Nesta fase, os tópicos estudados buscam preparar os estudantes para a próxima fase da educação básica, o Ensino Médio.

“Além dos componentes curriculares obrigatórios, o Ceso oferece o componente Projeto, que busca despertar nos estudantes o lado investigativo e o foco de interesse, levando-os ao desenvolvimento da pesquisa, das referências bibliográficas, organização dos pensamentos e da escrita. Neste processo, o estudante é levado à construção do projeto escrito e à apresentação oral, compartilhando seu aprendizado e descobertas com os demais estudantes”, conta a professora Martha Ferrone, coordenadora do Ensino Fundamental II. O Projeto é ministrado por um professor e tem colaboração de professores tutores que acompanham o estudante durante todo o processo.

Matrículas abertas

O Ceso está com o processo de inscrições abertas até dia 29 de janeiro de 2021. Os novos alunos que realizarem matrícula para o próximo ano ganharão 25% de bolsa (com exceção de Maternal e Jardim 1).

O colégio está entre os primeiros de Teresópolis no ranking do Enem e se destaca por ter a mensalidade mais acessível entre a concorrência. Saiba mais sobre o Ceso aqui e confira o regulamento das novas matrículas para 2021.