Unifeso - Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária completam 50 anos

Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária completam 50 anos

16-11-2018

Em 23 de outubro, o sistema que congrega os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, o chamado Sistema CFMV/CRMVs, completou 50 anos. Além de criar o sistema, a Lei 5.517 regulamentou o exercício profissional dos médicos veterinários.

À época não se imaginava que a Medicina Veterinária ganharia o protagonismo atual e seria tão decisiva para a economia brasileira, como é agora. Hoje, a profissão fortalece o agronegócio, mercado que já é responsável por um quarto do PIB brasileiro.

Para celebrar o jubileu de ouro, durante todo o próximo ano, serão divulgadas peças de comunicação destacando a importância da fiscalização profissional realizada pelos conselhos regionais. Nos estados, os conselhos regionais vão promover exposição com painéis que contam as conquistas das profissões nestes 50 anos.

Para o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), o Sistema contribuiu demasiadamente para o reconhecimento da atividade da medicina veterinária na sociedade. “O médico veterinário está presente em toda a cadeia de produção animal. Ele atesta e garante a qualidade dos produtos de origem animal consumidos pela sociedade, desde o melhoramento genético dos animais, passando pela nutrição, saúde, manejo, abate, rastreabilidade até chegar às gôndolas dos supermercados”, explica.