Unifeso - Conteúdos produzidos pelo Unifeso fortalecem ações de educação em saúde e capacitação na Região Serrana

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Conteúdos produzidos pelo Unifeso fortalecem ações de educação em saúde e capacitação na Região Serrana

02-09-2020

Disponibilizando materiais de educação em saúde, reflexões e produções  acadêmico-científicas nesta área, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tem contribuído para a Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço do Estado do Rio de Janeiro (CIES-RJ), que participa da formulação, condução e desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde, no âmbito das Regiões de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS-RJ) e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ). 

A CIES é apoiadora da Comissão Intergestores Regional da Região Serrana (CIR/Serrana), formada por secretários de Saúde de 16 municípios, representantes da SES-RJ e de instituições de ensino que debatem as demandas dos municípios nas questões de saúde. “Indicadores epidemiológicos, pandemia pela Covid-19, orientação e capacitações dos profissionais da rede de saúde dos municípios e possíveis estratégias para avaliar as demandas e fragilidades para melhorias destes indicadores dos municípios são alguns exemplos destas demandas”, conta a professora Renata Mendes, enfermeira supervisora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Unifeso. 

A professora Renata e a professora Mariana Arcuri, diretora do CCS, representam o Unifeso, como instituição de ensino pelo município de Teresópolis, na CIES da Região Serrana, apoiando a CIR. “Esta comissão tem como objetivo fortalecer as ações de educação em saúde, de capacitação  junto aos profissionais de saúde dos diferentes municípios da Região Serrana”, explica a professora Mariana. 

Em tempos de Covid-19, por exemplo, o Unifeso tem oferecido e disponibilizado às comissões os materiais de educação em saúde, de reflexão e de produção acadêmico-científica da área da saúde que vêm sendo produzidos. “É um trabalho muito relevante no âmbito do desenvolvimento das ações de educação e de saúde do Unifeso. Com esta participação a Feso fortalece e coloca em prática a sua própria missão, de ser um pólo de desenvolvimento regional”, avalia a professora Mariana. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.