Unifeso - Covid-19 e Ambiente Hospitalar é tema de mesa redonda no V Confeso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Covid-19 e Ambiente Hospitalar é tema de mesa redonda no V Confeso

04-12-2020

O setor de saúde de todos os países afetados pela pandemia do novo coronavírus se viu desafiado a enfrentar diversos aspectos para alcançar o nível requerido de assistência à Covid-19. A adaptação da capacidade hospitalar é um desses desafios no Brasil e no mundo. Como não poderia ser diferente, o assunto foi pauta no V Confeso, o Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso, realizado no formato virutal. 

A Mesa Redonda com o tema Covid-19 e Ambiente Hospitalar foi realizada no dia 26 de novembro, contando com os palestrantes convidados Dr. Guilherme Coelho e Dr. Jorge Aquino Lopes, e a mediação do professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Unifeso. 

Guilherme Coelho é consultor em arquitetura, especializado no planejamento e desenvolvimento de projetos de unidades assistenciais de saúde. Sua formação acadêmica inclui bacharelado e mestrado em arquitetura com especialização em edifícios hospitalares. Atualmente, Guilherme trabalha na empresa de consultoria GOPA Consulting Group, com sede na Alemanha, e associado da Unidade de Inovação dos Médicos Sem Fronteiras e leciona no curso de arquitetura da Universidade Técnica de Braunschweig. Com mais de 20 anos de experiência profissional, Guilherme trabalhou em colaboração com organizações médicas humanitárias, instituições acadêmicas, setor público e privado, em projetos com ministérios de saúde de vários países no Oriente Médio, África, Ásia e América Latina.

No Confeso, ele expôs alguns pontos a partir da visão dele na Europa. Entre os assuntos tratados, ele destacou o plano, a nível nacional, para a organização de estabelecimentos  assistenciais de saúde na gestão de casos de Covid-19, as unidades de Saúde adaptadas para atendimento da Covid-19 e as unidades de Saúde planejadas e especializadas para atendimento à Covid-19. 

O Dr. Jorge Aquino é médico, especialista em Gerência de equipes multidisciplinares, Planejamento de redes assistenciais, Sistemas de informações gerenciais em saúde e 

Logística e operações em serviços de Saúde. No evento, ele fez uma apresentação baseada em nas recomendações da Anvisa. Segundo ele, foi editada uma portaria no sentido de recomendações para o ambiente hospitalar, relatando um pouco das adptações que ocorreram em alguns hospitais, entre eles, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), unidade hospitalar de referência na Região Serrana. “São cerca de dez pontos de vista administrativos, infraestrutura, capacitação, manejo de prontuários, manejo de corpos, circulação, sinalização, tudo que envolve arquitetura", detalhou o Dr. Jorge. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.