Unifeso - CPA realiza pesquisas periódicas para identificar melhorias

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




CPA realiza pesquisas periódicas para identificar melhorias

08-03-2021

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) desenvolve pesquisas para escutar o que docentes, estudantes, funcionários técnico-administrativos e membros da sociedade civil têm a dizer a respeito da Instituição de Ensino Superior (IES). A principal finalidade da comissão é, justamente, realizar e acompanhar o processo de autoavaliação institucional para que possam ser promovidas as melhorias necessárias.

A CPA do Unifeso é uma comissão autônoma, formada por representantes dos diversos segmentos que constituem a comunidade acadêmica (professores, estudantes, técnico-administrativos) e também por membros da sociedade civil. Os instrumentos de avaliação da CPA são constituídos por diferentes projetos que contemplam a graduação e a pós-graduação. Confira quais são:

Pesquisa CPA: Processo avaliativo que abrange toda a IES. É realizada a partir de uma pesquisa bienal, baseada na compilação dos eixos do SINAES: Eixos 1: Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; Eixo 3: Políticas Acadêmicas; Eixo 4: Políticas de Gestão; e Eixo 5: Infraestrutura Física. 

NPS (Net Promoter Score): Avaliação anual do grau de satisfação dos usuários do Unifeso. 

Avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos: Realiza o acompanhamento dos Projetos Pedagógicos de Curso em relação aos instrumentos de avaliação externa. 

Teste de Progresso: Avaliação anual em todos os cursos de graduação do Unifeso, que tem o objetivo de acompanhar o crescimento cognitivo do estudante ao longo da sua formação acadêmica, orientado por competências esperadas para o final da graduação. O Teste de Progresso permite a avaliação da implantação do currículo ao identificar lacunas na formação e dificuldades na elaboração e análise das avaliações de desempenho discente ao longo do tempo. 

Avaliação do Desempenho Docente: Tem como princípio o caráter formativo e não punitivo e é utilizada como um potente instrumento de diálogo e de melhoria contínua da qualidade do ensino. 

Avaliação da educação on-line: Objetiva avaliar o Ambiente Virtual de Aprendizagem e as disciplinas on-line.

Avaliação da Pós-Graduação: Avaliação anual dos cursos de pós-graduação do Unifeso.

Quer saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela CPA? Acesse aqui.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.