Unifeso - Curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta novidades para 2022

Curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta novidades para 2022

29-12-2021

A arquitetura é a relação do homem com o ambiente em que ele vive, ou ainda, o modo como ele interfere no meio em que habita. O arquiteto e urbanista pode planejar e desenvolver planos urbanos, gerenciar obras, organizar espaços internos e externos, criar cenários físicos ou virtuais, e tudo isso considerando aspectos sociais, demográficos, ambientais, técnicos, culturais e econômicos.

Dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil apontam que, nos últimos três meses de 2020, o número de atividades registradas pelos arquitetos e urbanistas cresceu 12% em relação ao mesmo período de 2019. Trata-se de um mercado de trabalho em expansão no país, em especial no setor de construção civil.

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) oferece uma ótima infraestrutura e integração com outros cursos correlatos, como o de Engenharia Civil, ambos fazem parte do Centro de Ciências e Tecnologia do Unifeso. A graduação tem caráter ambiental, voltado à sustentabilidade da arquitetura, incluindo a eficiência energética dos edifícios e dos espaços projetados.

Para o próximo ano, a coordenadora do curso, professora Letícia Prudente, destacou algumas novidades. “Teremos um Canteiro Experimental, com equipamentos para produção de tijolos ecológicos para a experimentação in loco, e um Laboratório de Conforto Ambiental, com equipamentos específicos, como o Heliodon, que permite a simulação da trajetória solar em modelos tridimensionais (maquetes físicas), utilizados nas disciplinas de conforto ambiental e disciplinas de ateliê de projeto de arquitetura e urbanismo”, adiantou.

Ela também comentou que o curso passará a atuar nas comunidades e nos bairros de Teresópolis para atender a demandas reais, nas diferentes disciplinas, como, por exemplo, projetos de habitação de interesse social e de planejamento urbano. O bairro escolhido para este trabalho foi o Meudon, e várias disciplinas desenvolverão trabalhos por lá durante um ano.

“Também teremos, programadas para 2022, viagens técnicas e de estudos sobre habitação, cidade e conforto ambiental, para a cidade do Rio de Janeiro e para regiões da Serra Fluminense, como o TIBÁ - Instituto de Tecnologia Intuitiva e BioArquitetura -, localizado em Bom Jardim”, informou a coordenadora.

Vestibular com inscrições abertas

O Unifeso está com inscrições abertas para o curso de Arquitetura e Urbanismo. O processo seletivo de Vestibular será feito através das modalidades de Redação On-line e Enem. Para inscrever-se é simples, rápido e gratuito, basta acessar o site. Quem se matricular em uma das 14 graduações oferecidas ganha, automaticamente, 50% de bolsa na mensalidade, durante todo o curso.