Unifeso - Curso de Medicina Veterinária realiza X Dia do Peixe e V Reunião Científica de Aquicultura e Pesca

16-11-2020

Este ano não teve o famoso almoço promovido pelo Dia do Peixe, evento já tradicional do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Devido à pandemia do novo coronavírus, o X Dia do Peixe e a V Reunião Científica de Aquicultura e Pesca tiveram que migrar para o ambiente virtual e aconteceram no dia 13 de novembro.

Mesmo assim, os eventos não deixaram de ser produtivos e levara  muito aprendizado para os participantes. A ideia das atividades é divulgar a importância da aquicultura para a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e a produção técnico-científica da comunidade acadêmica, além de criar um espaço para a discussão das questões importantes para a aquicultura continental e para a pesca artesanal no Estado.

O Dia do Peixe é desenvolvido pelos alunos do 4º ano do curso de Medicina Veterinária e conta com a colaboração de professores, da coordenação do curso, da Liga Acadêmica de Aquicultura e Pesca (LAAP) e do Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária. Este ano, aconteceram as seguintes palestras: Sistemas de aquicultura multitrófica integrada: alternativa para questões ambientais e econômicas (Me. Marcelo Duarte Pontes), Panorama da ranicultura com foco na produção (Dra. Silvia Conceição Reis Pereira Mello), Hematologia em peixes (Dra. Daniele Mello Cunha), Aquicultura no Pantanal (Dr. Fernando Moraes Machado Brito), Mercado e tendências na indústria do pescado (Dr. Gustavo Adolfo Marconcin Faria).

“Estou muito satisfeita com o evento este ano. O modelo on-line foi uma novidade para todo mundo, um verdadeiro desafio, e os estudantes agarraram a ideia com unhas e dentes e conseguiram executá-la. Quero deixar bem claro que eu não organizo o evento, quem organiza, planeja e executa é a turma do 4º ano, e eu só estou aqui para acompanhar o que eles fazem. Gostaria de agradecer muito a todos e dizer que estou muito orgulhosa, pois as nossas lives estão superando as expectativas”, disse a professora Beatriz Rodrigues Sturm.

Saiba mais

Em 2010, foi realizado pelo curso de Medicina Veterinária o primeiro “Dia do Peixe”, evento que inicialmente teve o objetivo de divulgar a importância da aquicultura para a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e que era realizado através de palestras de professores da própria instituição. Desde o seu início, o “Dia do Peixe” tem atingido, além dos estudantes da Medicina Veterinária, estudantes do colégio agrícola e produtores locais.

A V Reunião Científica de Aquicultura e Pesca do Unifeso tem como objetivo divulgar a produção técnico-científica da comunidade acadêmica, além de criar um espaço para a discussão das questões importantes para a aquicultura continental e para a pesca artesanal no Estado do Rio de Janeiro. A Reunião Científica também favorece o intercâmbio entre a pesquisa, o ensino e a extensão, levando tecnologias para as atividades produtivas, com consequente melhoria na qualidade de vida dos profissionais que vivem da aquicultura.