Unifeso - Curso livre de Teatro abre as cortinas para o retorno das atividades culturais da Feso Pro Arte

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Curso livre de Teatro abre as cortinas para o retorno das atividades culturais da Feso Pro Arte

18-03-2021

O grande desafio de 2020, diante da disseminação da Covid-19 por todo o mundo, foi se reinventar e apostar nos recursos digitais. Agora, em 2021, com os indivíduos e espaços se adequando às medidas sanitárias para evitar o contágio da doença, surge mais um desafio: buscar voltar à rotina se adequando ao ‘novo normal’, que tem se inserido aos poucos e permitido o retorno gradual de algumas atividades presenciais. 

E assim vem acontecendo com a economia, com a educação e, com a cultura, não poderia ser diferente. Afinal, a cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual.

Esta motivação para encarar novas experiências está levando o professor Ayrton Rebello, do curso livre de Teatro do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP), a se aprofundar em pesquisas que adaptem a linguagem teatral ao universo virtual. Uma estratégia que já está sendo colocada em prática: o curso retornou os seus encontros há duas semanas, com cada ator/aluno em sua casa interpretando a própria cena. “Todos os nossos esforços são na intenção de não parar as atividades, considerando a situação delicada que estamos vivendo de pandemia. É tudo muito novo para todos os grupos de teatro no país e no mundo afora. Entendo que a parte presencial seja fundamental no teatro, no entanto, a partir desta nova experiência, podemos adaptar a tecnologia a os recursos mais modernos para avançarmos com nossas aulas”, observa o professor. 

Ele afirma que “estes primeiros encontros foram bem bacanas, pois já foi possível realizar com a turma alguns exercícios e temos um caminho a explorar neste novo formato de arte, que sempre foi muito presencial, e nosso grande desafio é descobrirmos até onde poderemos ir no virtual. Será o início de uma transformação interessante voltada para os recursos audiovisuais, com uma linguagem teatral que vai se misturar com a cinematográfica.”

O professor já adianta que o resultado desta nova modalidade teatral e semipresencial, pode até desencadear em um eventual curta-metragem. “Dentro da nossa dinâmica, buscamos sempre trabalhar uma temática mais atual. Isso envolve muita conversa, escuta, para a criação dos personagens e das cenas, que resultam em esquetes”, acrescenta o professor Ayrton. Os encontros do curso livre de Teatro acontecem toda quarta-feira. 

De acordo com Michelle Delgado, assistente da coordenação do CCFP, os demais cursos livres do Centro Cultural voltarão a partir da primeira semana de abril. “Já estamos devidamente preparados para esta volta, com o rodízio de alunos já estabelecido, mas devido ao agravamento da situação de contágio da Covid-19 e considerando que grande parte do nosso público é do grupo de risco, preferimos adiar mais um pouco esta volta”, explica. São eles: Curso de Canto Coral, que acontece às quintas-feiras na modalidade presencial; e a Oficina de Tecelagem, com encontros às terças e quintas-feiras, na modalidade semipresencial. Os três cursos são gratuitos. Mais informações através do e-mail centrocultural@unifeso.edu.br ou pelo telefone (21) 2644-5762 / 5770. 

Programação de 2021 começa neste sábado

A programação de 2021 já está disponível no site com a Agenda Cultural (confira aqui). 

Para abrir a agenda deste ano, já está tudo preparado para o concerto “O Compositor é vivo!”, do Duo Santoro, e a exposição “Matizes”, de Bianca Land, neste sábado, 20 de março. Confira aqui a matéria completa.

“Montamos a galeria de arte que vamos abrir ao público em horário limitado, na parte da tarde, de segunda a sexta, das 14h Às 18h, a partir do dia 22/3. A mostra virtual, referente a esta exposição da galeria que abre a temporada, será disponibilizada na mesma transmissão do Concerto de Gala, no dia 20/3. Temos um calendário mensal e, na medida do possível, considerando as questões decorrentes da pandemia, pretendemos executar as nossas atividades neste formato, disponibilizando todo o conteúdo on-line, para a comodidade e a segurança daqueles que têm interesse pelas atividades culturais que a gente desenvolve”, ressalta Michelle. 

O Centro Cultural Feso Pro Arte fica na Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto - Teresópolis (RJ). 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.