Unifeso - Decolando a carreira de médicos: Programas de Residência Médica HCTCO/Unifeso abrem processo seletivo para 2021.1

09-10-2020

“Hoje, quando eu vejo residências de Cirurgia Geral, principalmente aqui no Rio de Janeiro onde atuo, não tenho dúvidas de que me especializei em uma das melhores instituições de ensino do estado”. A afirmação é do doutor Henrique Coutinho, cirurgião formado pelo Programa de Residência Médica do HCTCO/Unifeso, cuja história é de transbordar a Instituição de orgulho, além de ser inspiração para muitos médicos que querem começar um programa de residência Médica. Tanto pelo carinho que o egresso tem pela Instituição, como pela brilhante carreira que o médico seguiu na área da cirurgia cardíaca, levando com ele todo aprendizado e experiências vividas no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) para a vida.

Nove especialidades com processo seletivo aberto

Os médicos que, como o Dr. Henrique, também almejam ter uma especialização de excelência, já podem se inscrever no processo seletivo dos Programas de Residência Médica do Unifeso/HCTCO, para preenchimento de vagas para residentes do primeiro ano (R1). São 22 vagas para médicos residentes, distribuídas em nove programas de residência médica, nos termos da legislação, das resoluções da Comissão Nacional da Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação. São eles: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica.

As inscrições começaram neste dia 8 de outubro e vão até as 23h30 de 20 de novembro, e são on-line, através do link. O valor da taxa é de R$ 350,00, pago através de boleto bancário ou cartão de crédito. Mais informações no Edital.

Carreira que decolou na área da Cirurgia Cardíaca

O Dr. Henrique se graduou em 2011 em Medicina e logo depois, em 2013, começou a Residência Médica em Cirurgia Geral no HCTCO, seguindo sua jornada para a residência em Cirurgia Cardiovascular na UERJ, no Rio de Janeiro, onde atua como cirurgião cardíaco e preceptor do Programa de Residência Médica. Ele também é cirurgião cardíaco no Hospital Federal de Bonsucesso e mestrando em Ciências Médicas pela UERJ, com área de interesse na Cirurgia Cardiovascular.

O cirurgião conta que, desde o início da sua residência no HCTCO, teve a chance de participar da parte prática, contando com staffs que, segundo ele, foram extremamente acessíveis, didáticos, pacientes e que o proporcionam muitas oportunidades cirúrgicas. “São professores muito bons e, sobretudo, profissionais comprometidos com o bom funcionamento do serviço e dedicados aos pacientes”, elogia.

“Um bom filho a casa torna”

Diversos fatores pesaram na escolha do médico pela sua especialização em Teresópolis. Ele foi aprovado no processo seletivo para o HCTCO e veio conhecer o hospital. Além de ter gostado do que viu, teve ainda a recomendação de colegas, graduados pelo Unifeso, que enalteceram o serviço de Cirurgia Geral da unidade. Mas o Dr. Henrique conta que ficou surpreendido com um serviço tão completo para uma cidade do interior. “Não poderia imaginar que o serviço tinha tanto a oferecer. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi o comprometimento e foco dos staffs com a produção, em operar e ter bastante volume de cirurgias, em enviar trabalhos para congressos - e isso é estimulado nos residentes. A Cirurgia Geral participa de diversas especialidades, o que foi muito importante para o meu aprendizado”, avalia.

Hoje, seu sonho de vida é retornar ao HCTCO e montar um serviço de Cirurgia Cardíaca, para dar um assistência Cardiovascular de ponta para a cidade e para a região, associando isso a uma carreira acadêmica no Unifeso. “Estas são as minhas principais ambições profissionais neste momento e, se eu conseguir realizar este sonho, o HCTCO passará a ser um centro de referência cardiovascular para todo estado!”, aposta o egresso. Uma meta para a qual, com certeza, a cidade inteira vai torcer com o doutor Henrique para ser alcançada.