Unifeso - Disposto a estudar sempre? Carreira em Medicina exige atualização constante

Disposto a estudar sempre? Carreira em Medicina exige atualização constante

01-06-2021

Seguir a carreira em Medicina não se restringe à faculdade. Quem opta por essa área precisa estar disposto a estudar, no mínimo, por uma década. O estudo também é contínuo e por toda a vida: o médico nunca pode parar de se atualizar.

Após a graduação é preciso passar por, no mínimo, mais quatro anos de formação em uma especialização. São dois anos de residência em hospitais, para adquirir a experiência necessária na área, e outros dois anos estudando a especialização escolhida. O Dr. Felipe Ximenes sabe bem como a profissão exige tempo e estudo. Ele é egresso do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e atualmente é residente no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

Felipe fez a graduação no Unifeso, onde recebeu plena capacidade para fazer a residência. “Devido ao método PBL temos liberdade de buscarmos o conteúdo e isso ajudou na minha formação. Eu já sabia que queria atuar em Cirurgia Geral, então fui me preparando para isso”, afirmou.

O PBL ou ABP (Aprendizado Baseado em Problemas) é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, utilizada pelo Unifeso, em que o estudante é visto como um pensador e a sua participação ativa é ponto fundamental para a motivação e a aquisição de conhecimento. A metodologia estimula no aluno a capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões e o induz a assumir o seu protagonismo e a sua responsabilidade pelo aprendizado.

Felipe conta que a experiência da residência médica em Cirurgia Geral tem sido excelente. “É bastante trabalhoso, temos muita responsabilidade, mas fazer residência no HCTCO foi uma das melhores decisões da minha vida, o staff é ótimo, somos incentivados o tempo todo, temos prática desde o início com supervisão capacitada e há cirurgias eletivas de segunda a sexta, tanto no período da manhã quanto no período da tarde, o que ajuda a mesclar com o plantão para trauma. Então, temos feedback de ambos os lados, tanto para cirurgias eletivas quanto para cirurgias de urgência”, explicou.

Segundo o médico, um dos principais desafios na Cirurgia Geral é a responsabilidade de ter a vida do paciente em suas mãos, afinal, “na residência de Cirurgia Geral há uma tendência em se ter pacientes mais graves”, diz. Ele concluirá a residência médica em fevereiro de 2022, mas já faz projeções para os próximos estudos: “ainda tenho uns meses para pensar nos próximos passos, mas penso em fazer Urologia”.

Vestibular de Medicina 2021.2

O Unifeso está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina 2021.2. As inscrições devem ser feitas pelo site e o processo seletivo será via prova on-line, no dia 27 de junho, às 9h, com duração de 2h30m. Confira o edital e se inscreva.