Unifeso - Doe sangue e vida: estudantes de Enfermagem lançarão proposta para trote que estimule prática cidadã

06-05-2021

“Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. O processo é rápido e seguro e pode ser feito em menos de uma hora.”

A mensagem é dos estudantes do primeiro período do curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), que estão promovendo o projeto “Doe sangue e vida”. Trata-se da proposta de um trote que estimule a prática cidadã, da doação de sangue. Os estudantes, junto com o Diretório Acadêmico de Enfermagem do Unifeso Professor Luis Claudio da Rocha Fraga, pretendem sensibilizar os estudantes, amigos e familiares dos estudantes do Unifeso para que se voluntariem à doação de sangue e fidelizem este gesto de cidadania.

“Devido contexto atual da pandemia do coronavirus, houve uma queda na doação de sangue em todo país e sabemos da necessidade constante dos derivados de sangue para recuperação da saúde”, aponta a justificativa do projeto.

Para convencer a população acerca da importância da iniciativa, os estudantes apresentam ainda informações do Hemocentro. Segundo o órgão, com uma única doação de 450 ml é possível salvar a vida de até quatro pessoas ou seja, se uma pessoa doar a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas.

Outros dados apresentados pelos estudantes vêm do Ministério da Saúde, que defende que as doações são estratégicas porque os hospitais precisam de sangue constantemente, para pacientes com transfusões regulares, doenças falciformes, procedimentos oncológicos, cirurgias de urgência, entre outras circunstâncias.

Lançamento do projeto

O lançamento e a apresentação do projeto será no dia 13 de maio, às 19h, no Ambiente Virtual do Unifeso, com a professora Benisia Maria Barbosa Cordeiro e as estudantes Juliana de Castro Eloy de Andrade e Larissa Pinheiro Rezende do Nascimento, do primeiro período. O evento fará parte da 24ª Semana de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn).