Unifeso - Ecopontos no Unifeso: Por que separar o lixo adequadamente é importante?

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ecopontos no Unifeso: Por que separar o lixo adequadamente é importante?

03-09-2020

Preservar o meio ambiente é uma responsabilidade de todos. São pequenas atitudes diárias que partem do meio onde estamos no nosso dia a dia e refletem no futuro da sociedade como um todo. Separar os materiais recicláveis, seja em casa ou no ambiente de trabalho e/ou estudos, é uma destas atitudes que podem culminar na economia de recursos, aumento da vida útil dos aterros sanitários, além de gerar empregos.

Sim, gerar empregos e oportunidades! Isso porque, aqui na cidade de Teresópolis, a prefeitura  e a Associação de Catadores realizam a coleta dos recicláveis e enviam para o centro de triagem, onde serão separados, enfardados e vendidos para as indústrias recicladoras. E o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) abraçou o programa de coleta seletiva, chamado ‘Recicla Terê – Recicle, Reduza, Reutilize’, lançado no fim de junho deste ano. Para contribuir com o desenvolvimento da coleta seletiva na cidade e ajudar o Meio Ambiente, a prefeitura disponibilizou dois ecopontos de coleta de materiais recicláveis, um no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, e outro no campus Quinta do Paraíso, na Prata. (Saiba mais aqui). Além disso, os campi contam com lixeiras de coleta seletiva.



Você sabe quais materiais são recicláveis?

Recicláveis são todos aqueles itens que podem ser reaproveitados, transformando-se em novos produtos que podem ou não servir para o mesmo objetivo. Quando separados, podem ser reaproveitados, desde que esta separação seja feita de forma adequada. O ideal é que sejam separados por tipo e colocados em um saco ou caixa. 

- Jornais, revistas, folhas, folhetos e caixas de papelão (o ideal é que não estejam rasgados, nem amassados e nem úmidos).

- Latas limpas de bebidas e de alimentos, panelas, parafusos e pregos, grampos e clipes, fios, objetos de ferro ou latão de aerosóis. 

- Embalagens e utensílios como garrafas e potes, sacos e sacolas, baldes, canetas, brinquedos, canos, tubos e conexões de PVC e radiografias. 

- Embalagens vazias, copos e taças. 

- Lembrando que o óleo de cozinha também pode ser reaproveitado, e deve ser armazenado em uma garrafa pet. 



E o que não deve ir na coleta seletiva?

Muito ajuda quem não atrapalha, diz o dito popular! Por isso, é importante também não misturar o lixo comum entre outros elementos inadequados nos espaços onde separa os recicláveis. Os resíduos orgânicos (lixo úmido), como sobra de alimentos, rejeitos pós varrição, lenços e fraldas descartáveis, absorventes, louças, porcelanas, papéis higiênicos  e papéis engordurados devem seguir para a coleta comum. 

Existem alguns tipos de resíduos que não são recicláveis como por exemplo, restos de materiais tóxicos, latas com tintas, esponjas de aço, o papel carbono, fita crepe, fotografias, filtros de cigarro, copos de papel, cabos de panela, tomadas, espelho, porcelana, cristal, entre outros materiais similares e lâmpadas. 

A atenção especial é para as pilhas e baterias de celular, que precisam ser devolvidas ao fabricante ou serem depositadas em coletores específicos. Outra dica é separar materiais deste tipo em uma sacola ou caixa e escrever, neste caso, qual é o tipo de lixo que está depositado nelas.



Sustentabilidade no Plano de Desenvolvimento Institucional

O compromisso com a educação e preservação do meio ambiente é uma das grandes características do Unifeso. A professora Vivian Telles Paim, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), destaca que "temos como tema estratégico do Plano de Desenvolvimento Instituicional (PDI) a Sustentabilidade Sócioambiental, além do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Socioambiental e a Sala Verde". 

Está na visão da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) ser reconhecida como uma instituição educacional inovadora e de excelência, articulada com as demandas sociais. 



Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.