Unifeso - Empreendedorismo e Inovação: estudantes estruturam pitch para apresentar soluções a executivos da Gênesis Empreendimentos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Empreendedorismo e Inovação: estudantes estruturam pitch para apresentar soluções a executivos da Gênesis Empreendimentos

24-09-2020

No dia 21 de setembro, a startup Target, formada pelos estudantes Lucas do Canto Mendes, Daniel Cordeiro Chiappetta, Matheus Elias Pereira, Plinio de Moraes Mello Junior do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou uma apresentação expondo soluções para um problema colocado pela empresa Gênesis Empreendimentos. 

A Target é uma startup do setor imobiliário e da construção, que tem como serviço principal, a análise de um terreno após a compra, para identificar qual tipo de empreendimento pode se instalar temporariamente no mesmo antes de se iniciar a obra, visando assim uma diminuição dos custos. Esse serviço será procurado por grandes e pequenas construtoras, assim como empresários de diversificados ramos de negócio.

A atividade de campo proposta pelo componente curricular institucional “Empreendedorismo e Inovação” foi a elaboração de um Plano de Negócios. Segundo a professora Luciana Lopes, coordenadora do componente, como estratégia pedagógica do componente curricular Empreendedorismo e Inovação, os estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Ciência da Computação, Administração de Empresas e Ciências Contábeis participaram, no início do semestre 2020.1, de uma palestra com os Executivos da Gênesis Empreendimentos e da Empresa Indeva Soluções para o Varejo, convidadas para esta parceria acadêmica pela Direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). 

Neste evento, as empresas conversaram com os acadêmicos sobre o seu segmento de atuação, as suas necessidades e as suas demandas de mercado. Os executivos das empresas Gênesis e da Indeva gravaram vídeos expondo situações-problema, as quais gostariam que os estudantes apresentassem propostas de solução por meio de um Plano de Negócios, uma atividade de campo prevista na matriz curricular. Os vídeos foram disponibilizados na seção “cases” da sala de aula virtual de cada turma deste componente curricular.

A atividade de campo “Plano de Negócios” foi propor uma ideia de negócios por meio do software SEBRAE 3.0, oferecido gratuitamente pela plataforma online do SEBRAE. Estudar o case das empresas foi opcional, no entanto, os grupos que se interessassem em apresentar uma proposta de solução, teriam possibilidade de concorrer a vagas de estágios, parceria ou até investimento das empresas para viabilizar o negócio proposto, conta a professora. 

O estudantes Lucas do Canto Mendes, da Engenharia Civil, explicou que a Genesis tinha um grande problema: Terrenos se tornam grandes geradores de custos antes do início das obras, e sua equipe, através do design thinking, elaborou um projeto para atender essa necessidade. 

“Criamos uma empresa que faz a intermediação entre empresas que possuem terrenos parados e empresas que estão à procura de espaços provisórios, que seriam organizadoras de eventos como shows, ou para utilizar como estacionamentos provisórios, camping, trailers, plantação hidropônica, entre outras finalidades”, contou Lucas. 

Segundo o estudante, isso tudo seria feito de início por um app e site e, após interesse das partes, seria feito um atendimento pessoal, para realizar todos os tramites legais e fechamento de contratos. 

Renato Campos Guimarães, gerente comercial e de incorporação da Gênesis Empreendimentos, acompanhou a exposição das ideias e destacou o formato “pitch” da apresentação para convencer o público. “Foi um trabalho acadêmico de uma disciplina curta, mas que gerou um material com ideias valiosas, que foi entregue e apresentado para a empresa. Os estudantes conseguiram enxergar um nicho bem interessante, com uma visão muito bacana. Gostei bastante do resultado”, elogiou. 

Outro ponto que chamou a atenção de Renato foi a postura do corpo docente. “Os professores proporcionaram muito bem todo o apoio e suporte pedagógico para o assunto e articularam as demandas da empresa com as propostas dos acadêmicos”, avaliou o executivo da empresa.

A professora Vivian Telles Paim, diretora do CCT, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Sócio Diretor da Gênesis, Sr. Rogerio Branco, a parceria com o Unifeso. "A relação faculdade e empresa foi considerada fundamental para o desenvolvimento regional por ambas as partes", notou Vivian.



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.