Unifeso - Espaço AMA leitura Feso Pro Arte tem eventos gratuitos de literatura infantil

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Espaço AMA leitura Feso Pro Arte tem eventos gratuitos de literatura infantil

18-05-2023

No último dia 13, sábado, um novo equipamento cultural abriu as portas para o público da Região Serrana com eventos gratuitos voltados para a Literatura Infantil. O espaço AMA Leitura Feso Pro Arte fica no Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) – uma parceria de colaboração cultural entre o CCFPA e o Instituto AMA Leitura – e tem como objetivo a formação de novos leitores desde a infância, e de mediadores de leitura, tanto nas escolas quanto nos espaços culturais da cidade.

À frente do projeto com ações voltadas para contação de histórias, biblioteca infantil e eventos literários, a autora e ilustradora Ana Maria de Andrade, conta que serão oferecidas atividades agendadas para as escolas, durante a semana, e, aos fins de semana, o local estará aberto para o público em geral. “O Espaço AMA Leitura Feso Pro Arte pretende ser bem democrático e unir as pessoas que trabalham com literatura infantojuvenil em Teresópolis. Queremos fazer lançamentos de livros infantis e apresentar os contadores de histórias da cidade. Queremos convidar todas as escolas a levarem os alunos ao Centro Cultural, que está muito bonito e todo reestruturado, com uma programação muito bem cuidada. E o Espaço AMA Leitura é mais uma opção de programação para a garotada e para a família”, diz Ana Maria, que há 20 anos trabalha com Literatura Infantil, tem 23 livros publicados e integra a Academia Teresopolitana de Letras.

A agenda de eventos iniciou no último sábado (13/5), às 17h, quando foi realizado o primeiro Encontro com Autor, que recebeu Tiago Dumard com o livro “O silêncio das Margaridas” – vencedor do Sesc Pulsar 2022 e do Prêmio Internacional Cataratas, da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A publicação, que aborda temas como acessibilidade e inclusão, conta a história de duas Margaridas, uma muda de flor que ganhou vida e começou a falar sem parar e outra uma menina doce que se comunica pela linguagem de sinais. Juntas, aprendem que as verdades mais bonitas são ditas em silêncio. O livro foi ilustrado por sua filha, Ana Clara Dumard, de apenas 11 anos. “É um livro que retrata a Língua Brasileira de Sinais. Meu primeiro contato com Libras foi na faculdade de Letras e me encantei. Pensei porque nós não aprendemos Libras desde pequenos. Desde então comecei a me interessar e em estudar. E o objetivo do livro é despertar esse interesse nas crianças”, explica Tiago.

O autor Tiago Dumard faz cultura há 23 anos. É um daqueles artistas multimídia: ator, diretor, escritor, cartunista, dublador, compositor, músico, poeta e cantor. Idealizador do Projeto Cultural Atitude, é responsável por inúmeras ações de fomento e democratização da cultura Brasil afora. Em 2019, levou sua arte para mais de 60 cidades brasileiras.

Além do “Encontro com Autor”, também serão realizadas mensalmente contações de histórias mediadas pelos “Contadores de Histórias AMA Leitura”, alunos do curso AMA Leitura. Em maio, o livro “O ninho do coração”, de Ana Maria de Andrade, vai nortear as atividades. A publicação foi selecionada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2022 do Ministério da Educação do Brasil, que tem por objetivo principal avaliar e distribuir livros didáticos, pedagógicos e literários, de forma universal e gratuita, às escolas públicas das redes de ensino básico e também às instituições de educação infantil sem fins lucrativos. Após a leitura, as crianças participarão de oficinas de artes relacionadas aos personagens e cenários da narrativa.

Curso para formação de mediadores e contadores de histórias

Desde a sua inauguração em abril, o espaço é sede para o curso gratuito AMA Leitura, voltado para estudantes das graduações de Pedagogia e de Psicologia e profissionais da área da Educação que tenham interesse em se especializar mediadores de leitura ou contadores de história. O curso oferece conhecimentos acerca da literatura infanto-juvenil, além de técnicas de contação de história, abordando tanto conteúdo teórico como prático. “A ideia é que os alunos apliquem o que foi aprendido no curso nas escolas onde fazem estágio ou nos espaços culturais onde desenvolvem atividades. Vamos abrir um leque de possibilidades para que os alunos possam desenvolver na prática o que aprenderam”, explica Ana Maria.

O curso acontecerá durante todo o ano letivo de 2023 e, ao final, os alunos receberão certificado de agentes de leitura e de contadores de histórias.

Programação do Espaço AMA Leitura Feso Pro Arte

Confira a programação completa dos encontros temáticos com autores de literatura infantil, bate-papo literário, contação de história, oficina de artes, livros e autógrafos.

Maio – Histórias de amor, Dia das Mães

Dia 20 de maio, às 17h

Contadores de Histórias AMA Leitura “O ninho do coração”;

Oficina de Artes – dobraduras.

Junho – Viva a nossa natureza, Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 17 de junho, às 17h

Encontro com Autor – Aline Castro, livro “Uma floresta na minha varanda” – coleção “Ciência, Leitura e Afeto”.

Dia 24 de junho, às 17h

Contadores de Histórias AMA Leitura “A casa do lixo zero”;

Oficina de Artes – Colagem com materiais recicláveis.

Julho – Conversando com as estrelas, Dia dos Avós

Dia 8 de julho, às 17h

Encontro com Autor – Mariana Reis, livro “Teté, a lua brilhante” e Natani Machado, livro “As páginas mágicas”.

Dia 22 de julho, às 17h

Contadores de Histórias AMA Leitura “Na garagem do vovô”.

Oficina de Artes – Desenho.

Agosto – Sonhos e fantasias, Dia do Folclore Brasileiro

Dia 5 de agosto, às 17h

Encontro com Autor – Sandra Telles e Argélia Mendes, livro “As fadas das letras mágicas”.

Dia 19 de agosto, às 17h

Contadores de Histórias AMA Leitura “Uma história diferente contada de trás pra frente”;

Oficina de Artes – Fantoches.

Setembro – Verde que te quero verde, Dia da Árvore

Dia 9 de setembro, às 17h

Encontro com Autor – Norma Freitas, livro “Um camundongo em férias”.

Dia 23 de setembro, às 17h

Contadores de histórias AMA Leitura “Carta de uma árvore”;

Oficina de Artes – Colagem com elementos naturais.

Outubro – Ler é brincar, Dia das Crianças

Dia 7 de outubro, às 17h

Encontro com Autor – Gabriella da Motta, livro “A pipa que não queria voar”.

Dia 21 de outubro, às 17h

Contadores de histórias AMA Leitura “O menino Francisco”;

Oficina de Artes – Brinquedos com sucata.

Novembro – De conto em conto, Dia da Consciência Negra

Dia 4 de novembro, às 17h

Encontro com Autor – Delmo Ferreira e Fernando Marques, livro “Histórias de um preto velho, lendas africanas”.

Dia 18 de novembro, às 17h

Contadores de histórias AMA Leitura no Festival PoêTerê do Centro Cultural Feso Pro Arte;

Oficina de Artes – Histórias em quadrinhos.


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.