Unifeso - Especialização do Unifeso capacita enfermeiros para atendimento ao paciente grave em qualquer área de assistência à saúde

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Especialização do Unifeso capacita enfermeiros para atendimento ao paciente grave em qualquer área de assistência à saúde

17-02-2021

Atualizado em 20-01-2023

O curso de especialização em Enfermagem em Emergência e Alta Complexidade é uma importante ferramenta para instrumentalizar os enfermeiros para um cuidado diferenciado, preparando-os para atuar nos diversos ambientes de atendimento de urgência e emergência e de alta complexidade (CTI/UTI), uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente quanto à qualificação e à versatilidade do profissional enfermeiro. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) é a única instituição da Região Serrana com curso presencial de pós-graduação em Enfermagem em Emergência e Alta Complexidade e está com inscrições abertas para início neste primeiro semestre de 2023.

A professora Fernanda Avellar, coordenadora do curso, afirma que o enfermeiro habilitado precisa estar pronto não só dentro da terapia intensiva, mas em qualquer área da assistência à saúde. “A nossa pós-graduação tem essa ênfase: especializar o enfermeiro para o atendimento ao paciente grave, que pode estar presente em qualquer área de assistência à saúde. Cada vez mais percebemos que a melhora da qualidade da assistência está atrelada à especialização do profissional enfermeiro”, enfatiza Fernanda. No mercado de trabalho, o especialista estará seguro para atuar nos mais diversos cenários, com foco no atendimento ao paciente em específico, capacitando-o para prestar o melhor atendimento sempre, independente do local. 

Fernanda explica que os pacientes críticos nem sempre são encontrados em um ambiente preparado de um hospital, eles podem estar em enfermarias, na emergência, na rua, e até mesmo em Unidades Básicas de Saúde e, para isso, o enfermeiro deve ter o preparo necessário para lidar com estes casos. “Na nossa pós temos o olhar para a formação de um enfermeiro que tenha capacidade e habilidades para avaliar o paciente crítico, tomar as decisões e realizar as intervenções necessárias, de acordo com os recursos que o profissional tenha naquele momento. Nas aulas, são apresentadas tanto as novidades no que se referem a recursos de ponta e aquilo que auxilia o atendimento em momentos críticos, como também colocamos o pé na realidade e mostramos outras alternativas para o profissional se sentir seguro e manter o atendimento quando está lugares que não têm tantos recursos", conta a professora. 

Ela ressalta, ainda, que os docentes do curso estão na linha de frente das principais redes de saúde do Rio de Janeiro, tanto em emergências quanto em unidades de terapia intensiva, e são mais que estudiosos e especialistas no assunto, tendo grandes vivências em situações de emergências e larga experiência de atuação nesta área de alta complexidade. “São profissionais que estão na linha de frente no pré-hospitalar e no intra-hospitalar, então têm uma  vivência tanto da prática assistencial quanto do uso das tecnologias de ponta. Isso faz com que a troca de experiência com os alunos fique muito mais enriquecida”, aponta.Com tantos diferenciais, a especialização tem proporcionado aos egressos grandes avanços na carreira, tanto nas oportunidades de contratação quanto em um ganho de promoção. Confira aqui a história do enfermeiro Luiz Gustavo Nogueira.



Processo seletivo todo on-line para a pós do Unifeso

E para começar 2023 expandindo as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e continuar estudando, o Unifeso está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de Pós-Graduação Latu Sensu, para início neste primeiro semestre de 2023. 

A novidade fica por conta das novas especializações em Cardiometabologia, em Implantodontia e em Prevenção, Reabilitação e Performance em Esportes Outdoor. Também são oferecidas pós-graduações em Gestão Aplicada de Negócios; Gestão de Clínicas e Consultórios; Ortodontia Straight Wire (MBT); Perícia Judicial, Ambiental e Auditorias; Empreender e Inovar: gestão e aspectos legais e Educação Inclusiva. Alguns cursos serão na modalidade presencial e outros na modalidade híbrida (parte on-line, parte presencial).

A inscrição pode ser realizada através do site do Unifeso, até o dia 24 de fevereiro de 2023. O processo seletivo será realizado através de análise curricular e, se necessário, poderá ser solicitada entrevista com o candidato pela coordenação do curso. As matrículas serão realizadas de forma on-line.

As inscrições podem ser feitas pelo site, até o dia 12 de março.




Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.