Unifeso - Estudante de Ciência da Computação desenvolve base de dados para pesquisa sobre impactos da Covid-19

16-09-2021

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) convoca a comunidade acadêmica a responder a “Pesquisa Pandemia de Covid-19: impactos das medidas de isolamento e distanciamento social nas relações familiares e profissionais da comunidade acadêmica do Unifeso”. O objetivo é a construção de uma base de dados que armazenará informações sobre efeitos da pandemia nas pessoas que compõem a comunidade do Unifeso. O prazo para resposta é até 20 de outubro. Participe aqui

O trabalho da elaboração da pesquisa foi realizado por três grupos das áreas da Tecnologia, de Humanas e da Saúde e contou com fomento do Plano de Iniciação Científica e Pesquisa do Unifeso (PICPq). Os grupos das áreas de Humanas e da Saúde elaboraram as perguntas que deram origem ao questionário, e o grupo da Tecnologia desenvolveu uma interface amigável para o mesmo. "Ao invés de pegarmos uma solução pronta, como o Google Forms, por exemplo, quisemos que os estudantes de Ciência da Computação exercitassem a competência para a qual eles estão sendo formados. Por trás do questionário, foi desenvolvido um banco de dados hospedado em um servidor de software livre. Fiquei muito feliz de saber que um dos estudantes, o Victor Lima Veiga, quis dar continuidade ao trabalho e apresentá-lo como seu Trabalho de Conclusão de Curso", conta Luciana Nunes Ferreira, professora auxiliar e assessora pedagógica da Direção de Ensino a Distância do Unifeso.

Victor está se formando em Ciência da Computação e desenvolveu, como projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a solução sistêmica para armazenar e gerenciar os dados da pesquisa, de maneira que as informações sejam disponibilizadas à comunidade acadêmica para futuras pesquisas. “No meu TCC vou apresentar a implementação do sistema. O desenvolvimento da solução digital para colher os dados foi realizado com o uso de tecnologias Open Source (software de código aberto e gratuito) e com o auxílio de frameworks, cujo objetivo é agilizar o tempo de desenvolvimento e facilitar a integração com outras tecnologias”, conta Victor. A ideia é integrar a base de dados entre os centros do Unifeso ou instituições de pesquisa, para que pesquisadores ou estudantes possam ter fácil e livre acesso aos dados, além de servir como material para futuros trabalhos de conclusão de curso.

"Nada no mundo paga esse sentimento de contribuir para o desenvolvimento profissional, humano e social dos nossos estudantes. Para mim, este é o grande prêmio que recebemos quando trabalhamos em uma pesquisa dessas e quando vemos a materialização dela em um projeto belíssimo como esse", enfatiza a professora Luciana.