Unifeso - Estudante de Direito cria aplicativo para denúncias de violência contra a mulher

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudante de Direito cria aplicativo para denúncias de violência contra a mulher

13-07-2020

Com o advento do isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, muitas mulheres estão passando mais tempo em casa com seus agressores, aumentando também o índice de agressões. Pensando nisso, Juliana Amaral, estudante do 5° período do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), desenvolveu um aplicativo chamado Thêmis, que simula um tutorial de maquiagem e de cuidados pessoais, porém, na verdade, a mulher é instruída a fazer a denúncia de violência doméstica de forma totalmente on-line.

Juliana conta que a área penal sempre foi um ponto de interesse dos seus estudos. "No período passado, aprendemos sobre crimes sexuais com o professor Renato Guerra e, durante os estudos, ficou nítida a problemática a respeito da violência contra as mulheres, principalmente no que tange a denúncia e como esta, muitas vezes, é velada pelo temor da vítima. Por este motivo, pensei sobre a possibilidade de criar um aplicativo sigiloso que ensinasse a mulher a fazer uma denúncia on-line, sem que fosse necessário sair de casa ou, até mesmo, um alarde no meio da situação-problema", explica a estudante. 

Após a denúncia feita pelo aplicativo, a polícia será informada e irá tomar os cuidados necessários para proteger a vítima de violência. Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), houve um aumento de mais de 50% nas denúncias de violência doméstica durante o período de quarentena por conta do novo coronavírus. "Se levarmos em consideração que muitos casos não são notificados, essa realidade pode ser ainda maior", lembra Juliana.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.