Unifeso - Estudante de Medicina Veterinária recebe bolsa para desenvolver pesquisa na Fiocruz

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudante de Medicina Veterinária recebe bolsa para desenvolver pesquisa na Fiocruz

20-08-2020

Cursando o quarto ano de Medicina Veterinária no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Lucas Cavalcante de Moura começou, em fevereiro deste ano, a desenvolver na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o trabalho intitulado “Estudos Ecológico, Taxonômico, Molecular e Biogeográfico de Helmintos de Mamíferos reservatórios de zoonoses nos ecossistemas Mata Atlântica, Pantanal, Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga”. Sua pesquisa foi aprovada no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), que concedeu bolsas para fomentar estudos no biênio 2020-2021. Os bolsistas são orientados por pesquisadores qualificados da Instituição, com oportunidade de acesso a técnicas e metodologias de pesquisa inovadoras. 

O graduando atua no Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e conta com chefe do laboratório, o Dr. Arnaldo Maldonado Júnior, como seu orientador de sua pesquisa, e a Dra. Beatriz Elise de Andrade Silva, como coorientadora. “São pesquisas de nível muito alto, e estes profissionais estão contribuindo muito para que eu consiga realizar meu trabalho, incentivando e compartilhando experiências, táticas, estratégias e as práticas de pesquisa”, reconhece Lucas. 

Em busca dos sonhos, Lucas veio de tranferência externa

Morador de Maricá (RJ), o estudante veio ao curso de Medicina Veterinária do Unifeso transferido de outra instituição de ensino. Em Teresópolis ele encontrou um ambiente mais propício para explorar o que tanto queria: desenvolver trabalhos de pesquisa. Segundo ele, foi pelo site do Unifeso que teve a primeira impressão da faculdade, e ao navegar buscando mais informações, constatou que era o lugar ideal para investir no seu objetivo. “Isso me atraiu e então me matriculei. Quando conheci os laboratórios, os professores e os funcionários, tive a certeza de que no Unifeso poderia trabalhar com o que eu realmente queria. Sou muito grato aos profissionais da Instituição, principalmente ao coordenador do curso, o professor André Martins”, conta. 

Entre os diferenciais que fomentam a produção científica, Lucas destaca o Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Confeso) e a Editora Unifeso. “O congresso incentiva o estudante a fazer a pesquisa de forma que os professores e técnicos de laboratório auxiliem nestas produções e, através da própria Editora, estes trabalhos têm a facilidade de serem publicados. O marketing do centro universitário também é muito importante neste aspecto, porque faz com que os eventos e trabalhos sejam conhecidos pelo público acadêmico e tenham, dessa forma, reconhecimento pelo público em geral. Isso contribui para a faculdade e para os estudantes que se formam nela”, observa Lucas, ressaltando ainda os subsídios que o Unifeso dá para seus estudantes e professores participarem de congressos externos. 

“Eu pretendo fazer mestrado e doutorado de forma a contribuir para a produção acadêmico-científica dentro do Unifeso, porque eu quero trabalhar na Instituição (se possível for, rs), para edificar aqui a minha carreira, pois eu gosto muito da estrutura, dos funcionários e da comunicação. Quero retribuir todo esse incentivo que estou recebendo na minha graduação”, adianta o jovem pesquisador. 

Lucas segue realizando seus sonhos e incentivando também seus colegas do curso a fazer pesquisas. “Tenho ajudado alguns amigos e, recentemente, conseguimos aprovação de alguns trabalhos em congressos e estou muito feliz com esta fase que estou passando”, comemora Lucas. 



Conheça mais sobre a trajetória de Lucas na graduação



Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Unifeso 2020.2, nas modalidades de redação on-line e Enem. As inscrições vão até esta sexta-feira, dia 21 de agosto, e podem ser feitas, gratuitamente, pelo site.

Os cursos oferecidos para o segundo semestre de 2020 são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Mais informações aqui.



Por Giovana Campos







 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.