Unifeso - Estudantes da disciplina de Inglês Técnico realizam roda de conversa com profissionais que moram nos EUA

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudantes da disciplina de Inglês Técnico realizam roda de conversa com profissionais que moram nos EUA

11-11-2020

Dominar o inglês é o primeiro passo para abrir portas profissionais, principalmente para quem almeja fazer carreira fora do país. Isso foi o que afirmaram três convidados pelo curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) para palestrarem aos alunos da disciplina Inglês Técnico. O evento aconteceu de forma on-line, em outubro, e contou com a participação de mais de 20 estudantes, que puderam ouvir as experiências e vivências dos palestrantes nos Estados Unidos. 

Durante duas horas cada convidado um contou um pouco da sua experiência, das suas batalhas e vitórias e de como superaram os preconceitos com muito trabalho, perseverança e apropriação do idioma. O primeiro convidado foi Danilo Prado, formado em Ciência da Computação pelo Unifeso e que, atualmente, trabalha como arquiteto Android na empresa Phunware, na Califórnia. Ele contou sobre sua experiência no exterior, desde quando morava em Teresópolis e ia fazer intercâmbio nos Estados Unidos, as dificuldades financeiras, como o brasileiro é percebido lá fora, as revistas em aeroportos, até a aceitação em empregos. Danilo destacou que a fluência no idioma sempre foi um diferencial para comprovar que ele merecia as oportunidades de trabalho que apareceram.

Victor Azevedo foi o segundo palestrante, ele é especialista em Gestão das Organizações educacionais e em Gestão empresarial com ênfase em Marketing. É professor da Faculdade IPPEO de Curitiba e presidente do Conselho da organização VIA & Associates, inc. Victor foi muito jovem, aos 16 anos, para os Estados Unidos, onde formou família. Retornou ao Brasil depois de mais de 30 anos. Ele destacou que a apropriação do idioma foi fundamental para poder evoluir na carreira dele.

O terceiro convidado, Felipe Heitor Portilho, trabalha com hotelaria, é músico, mora na Flórida e já morou em Nova Iorque. Ele contou que há mais de 10 anos foi morar nos EUA e não tem nível superior, falou sobre sua trajetória e como consegue sobreviver bem lá. 

“Todos foram unânimes em dizer que dominar o idioma inglês e ir morar nos EUA deu a eles mais qualidade de vida, mais prosperidade financeiras. Todos eles conseguem ajudar seus familiares no Brasil. Com essa atividade, queríamos mostrar aos estudantes que é possível fazer carreira fora do Brasil, mas que eles têm que mergulhar nas habilidades do inglês e nunca parar de estudar o idioma para conquistarem oportunidades”, explicou a professora Luciana Nunes, da diretoria de Educação a Distância e assessora pedagógica das disciplinas on-line do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). Ela diz que a disciplina Inglês técnico trabalha com todo o tipo de recurso midiático que possibilite a construção do conhecimento por vários estilos de aprendizagem. “É composta por vídeos, storytelling, podcasts, construção coletiva do conhecimento por participação em fóruns, dentre outras atividades. Pensamos em oferecer aos estudantes a troca de experiências com pessoas que, um dia, estiveram no lugar deles e que hoje usam o inglês para viver e trabalhar no exterior”, conta.

Para o professor Pedro Felipe Niemeyer, responsável pela disciplina, o evento foi bastante engrandecedor, principalmente para aqueles que pensam em morar fora. “Os alunos participaram bastante e tiraram dúvidas. Tivemos também um pouco de prática de inglês, houve uma troca de ideias bem legal e boa parte da turma conseguiu entender”, comemora.

Por Juliana Lila

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.