Unifeso - Estudantes da Saúde participam de campanha de prevenção e orientação do cuidado com a saúde física e mental

06-10-2022

No dia 24 de setembro, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou, na Praça Olímpica, a "Saúde Coletiva em Ação e Extensão", um evento que visa promover melhorias no cuidado voltado para a saúde da população, com o intuito de prevenção e orientação do cuidado com a saúde física e mental e outros fatores de risco.

De acordo com a professora Renata Mendes, supervisora de Ensino dos cursos da área da Saúde do Unifeso, o objetivo da ação foi realizar ações extensionistas universitárias com a gestão municipal, no intuito de alcançar a população em geral. “As ações são integradas às políticas sanitárias, ações e programas já existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), frente aos desafios que a presente situação de saúde da população”, explicou a professora Renata.

Ela detalha que o projeto tem como propósito aproximar os estudantes dos cursos da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (DACS) da realidade dos indivíduos, promovendo campanhas de prevenção e diagnóstico de doenças nos bairros em que eles se inserem. “Além disso, visa orientar a comunidade sobre temas na área de saúde; estimular a participação do indivíduo no cuidado com a saúde, sobretudo a prevenção; verificar a presença de alguns fatores de risco para doenças consideradas problema de saúde pública, como hipertensão, diabetes, obesidade e suas complicações. Além da vacinação e atualização das cadernetas de vacina da população e dos animais da comunidade”, completou Renata.