Unifeso - Estudantes de Arquitetura e Urbanismo visitam o Tibá e vivenciam a bioarquitetura

27-09-2022

No dia 10 de setembro, cerca de 40 alunos e quatro professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizaram uma visita ao Tibá, o Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bioarquitetura, localizado na cidade de Bom Jardim, Rio de Janeiro. Trata-se de um centro educacional de ecologia aplicada e arquitetura de baixo impacto.

É um instituto muito importante para a área e existe desde a década de 90, valoriza os saberes de cada bioregião e a construção de acordo com materiais e levando em conta o clima local. É um grande canteiro experimental de bioarquitetura e tecnologias de baixo impacto ambiental e alto impacto social. O objetivo foi promover a ideia do canteiro experimental não só como um espaço físico no campus Quinta do Paraíso, do Unifeso, mas como uma prática pedagógica.

"A gente pretende fazer, numa outra escala, dentro da faculdade, um pouco dessas vivências, e aplicar depois nas comunidades. Esta é a grande ideia da extensão do curso", disse a professora Letícia Prudente, coordenadora do curso.

Os estudantes participaram de uma oficina de pau a pique e de bambu com barro. Uma experiência dinâmica de mão na massa. "A bioaquitetura nos mostra que a grande questão não é sobre criarmos espaços onde as pessoas conseguem sobreviver, mas sim, criar espaços em que se vale a pena viver", destacou o estudante Vitor Abreu, citando Aga Probala, curadora do Tibá.