Unifeso - Estudantes de Medicina Veterinária participam de projeto sobre a Febre Amarela, no Centro de Primatologia do RJ

17-12-2019

Estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estiveram, nos dias 3, 6 e 9 de dezembro, desenvolvendo atividades no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), sob a orientação do professor Alcides Pissinatti. O CPRJ é um centro de criação para fins de pesquisa e conservação das espécies de primatas brasileiras e está localizado no município de Guapimirim (RJ), onde ocupa uma área de aproximadamente 276 hectares.

Durante os três dias, os estudantes participaram de um projeto sobre a Febre Amarela em primatas, quando foi analisada a saúde de 22 animais, todos micos: Leontopithecus rosalia (mico-leão-dourado), Leontopithecus chrysopygus (mico-leão-preto) e Leontopithecus chrysomelas (mico-leão-de-cara-dourada). O objetivo foi vacinar os animais e ver a resposta.

Depois de anestesiar os micos, os estudantes pesaram, mediram a temperatura, coletaram sangue e vacinaram. Ao longo dos dias, os alunos acompanharam se o animal emagreceu, se teve febre, checaram a produção de anticorpos, entre outros.

“A experiência foi ótima. Eu, particularmente, acho o mico-leão-dourado um dos animais mais bonitos que existem. Os animais do Centro de Primatologia são muito bem tratados, tudo lá é pensado para garantir o bem-estar deles, com enriquecimento ambiental, alimento de qualidade etc. Foi muito bom fazer parte do projeto, espero poder ir mais vezes”, contou Paola Martines, estudante do 3º ano do curso de Medicina Veterinária, que pretende trabalhar com animais silvestres e selvagens, ou com aves.

Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular do curso de Medicina Veterinária do Unifeso, nas modalidades Agendamento e Enem. O Processo Seletivo Agendado é realizado no campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Av. Alberto Torres nº 111, Alto). Consiste em análise de Conclusão do Ensino Médio e na realização de prova de Redação, que versa sobre temas atuais. O candidato pode se inscrever gratuitamente pelo do site, ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, até o dia 14 de fevereiro de 2020.

Já o candidato aprovado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em um dos exercícios de 2016, 2017, 2018 ou 2019 com, no mínimo, 450 pontos na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de graduação. O candidato deverá comparecer à Central de Matrícula e Relacionamento do Unifeso para efetuar a inscrição, sem ônus, preencher a ficha de inscrição com dados pessoais fidedignos, ou ainda, inscrever-se pela internet.