Unifeso - Com metodologias ativas, estudantes são protagonistas do seu aprendizado em Medicina

22-09-2022

Atualizado em 03-05-2023

O curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) é estruturado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, proporcionando aos futuros médicos o melhor preparo para lidar diretamente com a saúde, considerando que a vida demanda dos médicos muita prática, sabedoria e habilidade. “Estamos em constante aprimoramento deste processo, por meios que facilitem que o aluno aprenda, de forma efetiva. Buscamos sempre evoluir com mudanças que objetivam dar um entendimento melhor para eles”, observou a professora Simone Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina do Unifeso.

Atualmente, a metodologia do Unifeso passa por diferentes práticas pedagógicas. Logo no início do curso, os estudantes embarcam no PBL, o Problem-based learning (Aprendizado Baseado em Problemas), em que o aluno é visto como um pensador e a sua participação ativa é ponto fundamental para a motivação e aquisição de conhecimento. A metodologia estimula no aluno a capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões e o induz a assumir o seu protagonismo e a sua responsabilidade pelo aprendizado, sendo essencial para ganhar autoconfiança.

Depois avançam para o TBL, do inglês Team Based Learning (Aprendizagem Baseada em Equipes), que vem preparar o futuro médico para o mercado de trabalho, uma vez que os alunos são divididos em equipes, lidando com o trabalho em grupo e com as diversas visões e opiniões. Ao final do curso, vêm os casos clínicos, com situações mais objetivas, mostrando a evolução do entendimento do aluno.

A metodologia ativa de aprendizagem, juntamente com a infraestrutura de ponta e com professores altamente qualificados, promove o aprendizado de procedimentos médicos em cenários reais e em simulações, para que os estudantes possam testar os conhecimentos e habilidades, sem colocar em risco a vida de pacientes reais. A formação dos estudantes de Medicina é pautada na aplicação prática do conhecimento desde os primeiros períodos. Os acadêmicos passam por situações reais, como atendimentos em caso de emergência, diagnósticos e discussão de casos clínicos, e são acompanhados de perto pelos professores, que apontam os erros ou os acertos em cada atividade.

Vestibular com inscrições abertas

Quem quiser protagonizar uma bela carreira de sucesso, as inscrições para o Vestibular de Medicina estão abertas, para ingresso no segundo semestre de 2023. Os candidatos podem fazer o processo seletivo do vestibular e/ou optar pelo aproveitamento do resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).