Unifeso - Estudos on-line: comportamento adequado contribui para melhor desempenho e relacionamento

18-03-2021

Você sabe o que são Netiquetas? São a junção das palavras: network e etiquetas. É importante o aluno guardar esse conceito, porque será essencial para que ele tenha sucesso nos estudos e, posteriormente, como profissional.

Saber se portar enquanto trabalha ou estuda on-line é fundamental para manter bom desempenho e relacionamento com professores e colegas. Habilitar a câmera enquanto o professor dá aula, por exemplo, é sinal de respeito e de empatia. Afinal, quando o professor leciona ao vivo ele não está falando com uma câmera, mas com os alunos, por isso, deixar a câmera aberta fará com que o docente se sinta como se estivesse em sala de aula.

Deixar as pessoas sem resposta também não é legal. Quando não respondemos aos fóruns, ou quando um amigo posta uma dúvida e não recebe ajuda, mostramos indiferença ao aprendizado e ao que está sendo discutido. O fórum é o mesmo que uma discussão em sala de aula, portanto, participar e opinar é fundamental.

No mundo da internet e das redes sociais há um consenso em relação a escrever em caixa alta: dá a impressão de que a pessoa está gritando. A dica, então, é evitar usar a caixa alta em textos nos fóruns e bate-papos. Adote, portanto, textos mais fluidos, utilize a linguagem da internet para se comunicar, mas cuidado com muitas gírias e emojis. Aja naturalmente, de forma leve, mas respeitosa, sem ofender o próximo.

E, por fim, caso queira falar algo em particular com o professor ou com algum colega, opte por uma conversa privada. É muito importante separar o público do privado para não gerar desconforto.