Unifeso - Exposição de artistas têxteis de Teresópolis vira documentário sobre ancestralidade feminina

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Exposição de artistas têxteis de Teresópolis vira documentário sobre ancestralidade feminina

25-05-2023

No dia 24 de maio foi lançado o filme “Memorare – Da pele da Anciã” e também a versão com audiodescrição e legenda descritiva. Dirigido pela antropóloga Olivia von der Weid, o documentário conta com a participação de um grupo de artistas têxteis de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, que através de cartas bordadas, tecidas e lidas em voz alta resgatam a narrativa de mulheres diversas, evidenciando a importância da oralidade feminina na perpetuação de saberes ancestrais.

Com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o apoio do LAB CONATUS/UFF, Centro Cultural Feso Pro Arte, Atelier Têxtil e do Grupo Teatral MOITARÁ, o documentário é resultado do projeto de pesquisa “Memorare”, que surgiu a partir da doação de um antigo tear pertencente a Heloisa Bevilaqua, avó de Olivia von der Weid, para a artista têxtil Silviane Lopes – atualmente professora de tecelagem manual no Centro Cultural Feso Pro Arte e na cidade de Teresópolis.

O gesto deu origem à exposição homônima, que apresentou ao público uma instalação feita a partir do tear ancestral, do qual surgia um longo tecido com diversos tons de pele. Em meio à trama, fios vermelhos, tecidos coletivamente pelas tecelãs, interligavam cartas de mulheres para suas ancestrais, lembrando dores, lutas, amores, costuras e pensamentos. Também foi realizada uma performance teatral apresentada pela atriz Erika Rettl intitulada “O tempo e o vento”, que trouxe palavras de Heloisa Bevilaqua, retecidas em forma de carta pelas mãos de sua neta Olivia.

Ao longo da construção da sociedade brasileira, diversas figuras femininas foram apagadas da história oficial do país e da árvore genealógica das famílias, na qual apenas o nome do pai é passado através das gerações. Por este motivo, o filme “Memorare – Da pele da Anciã” lança luz no poder de resistência da cultura oral e, através de um processo poético, convida à conexão com as raízes de nossa linhagem matrilinear ao revelar as cartas escritas pelas tecelãs às suas mães, tias e avós – mulheres com histórias tão semelhantes à de tantas outras brasileiras.

"O projeto, que culmina com o lançamento do documentário, resgata saberes e modos de ser, fazer e viver aprendidos de mulher para mulher, formando uma rede de cuidado e oralidade que compõe o feminino nas famílias brasileiras. As histórias narradas contribuem para construção de uma nova trama sociocultural, repensando valores esquecidos, reconectando os fios da história para tecer novos sentidos poéticos e políticos para o tempo presente”, refletem as idealizadoras do projeto, Olivia, Silviane e Erika.

O filme poderá ser visto no canal do projeto no Youtube e contará também com making of, no qual as artistas participantes foram entrevistadas e contam sobre suas histórias e experiências. Para obter mais informações sobre o projeto Memorare e a exposição que precedeu o filme, visite o site.

Assista ao filme aqui.

Assista ao filme com audiodescrição e legenda descritiva aqui.

Assista ao making of aqui.


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.