Unifeso - Extrapolar os muros da faculdade e agregar valor ao conhecimento: a importância das Ligas Acadêmicas de Medicina no Unifeso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Extrapolar os muros da faculdade e agregar valor ao conhecimento: a importância das Ligas Acadêmicas de Medicina no Unifeso

10-06-2022

Investir em atividades extracurriculares e complementares tem sido visto como um grande diferencial na vida acadêmica. E, para se ter um aprofundamento teórico-prático das atividades previstas no curso de Medicina, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) conta com grandes aliadas, que são as Ligas Acadêmicas. São entidades em que os alunos são os protagonistas e, no Unifeso, elas têm criado, com sucesso, caminhos diversos para que os futuros médicos possam complementar a formação e incrementar o currículo.

O professor do Grupo de História da Medicina do Unifeso, Daniel Hernandez, conta que a primeira Liga Acadêmica surgiu no Brasil em 1920: a Liga de Combate à Sífilis, da Universidade de São Paulo (USP), que e até hoje desenvolve atividades. “Ela surgiu porque os estudantes buscavam atuar na promoção à saúde na comunidade, intervindo, diretamente, neste tipo de agravo de saúde. Esta é uma data muito importante”, ressaltou o professor Daniel. Ao longo de outras décadas, a necessidade de acadêmicos aprofundarem seus conhecimentos intelectuais teórico-práticos resultou na criação de novas ligas. No Unifeso, a pioneira foi a Liga de Tuberculose, que surgiu no final da década de 90, e, desde então, foram criadas, de acordo com o professor Daniel, mais de 60 ligas só no curso de Medicina, entre as que permanecem ativas e as inativas. 

Liga de Infectologia celebra duas décadas de atividades ininterruptas

Uma das mais antigas e que tem maior tempo de atuação é a Liga de Infectologia Professor Doutor Walter Tavares, que completou, no último mês de maio, 20 anos de atividades ininterruptas. A data não poderia passar em branco, e os estudantes organizaram uma cerimônia do 20º aniversário da Liga, quando os presentes puderam conferir a retrospectiva e a avaliação da entidade ao longo dos anos. “Não é qualquer liga que completa vinte anos sem parar. Nem na pandemia paramos as nossas atividades, que seguiram on-line. O professor Walter é uma pessoa que nos inspira muito e por quem temos muito carinho”, declarou o estudante Marcelo Queiroga, do nono período de Medicina e o atual presidente da Liga. Ao receber a homenagem dos estudantes, o professor Walter brincou que “estar junto dos alunos, para mim, representa um rejuvenescimento”. 



Mas, afinal, qual a importância de participar de uma liga?

As ligas acadêmicas são instrumento de aproximação dos alunos com a prática do dia a dia, ao mesmo tempo em que "extrapolam os muros da universidade”, como destacou a vice-presidente da Liga de Infectologia, a estudante Sandra Regina Pita. Entretanto, as razões pelas quais levam o estudante a integrar uma liga são muitas, como vivenciar uma rotina diferenciada, incrementar o currículo, fazer networking e ajudar na escolha da especialidade médica. Entre estes pontos positivos, o Diretor de Ligas e monitoria do Dahas, o estudante João Gabriel Ferreira, ressalta as soft skills, que são habilidades pessoais e dizem respeito ao comportamento social e à forma com que nos expressamos emocionalmente, e que influenciam como trabalhamos e interagimos com outras pessoas. “Quem participa de uma Liga adquire conhecimentos diferentes: como organizar um evento, montar uma palestra e tudo isso envolve relacionamento, que conta muito hoje em dia para qualquer profissional", destaca. 

Para a professora Ana Paula Esteves, docente dos cursos da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (Dacs) no Unifeso, “a existência das ligas acadêmicas é importante para a formação do estudante, pois oferecem a oportunidade de desenvolvimento e de amadurecimento científico avançado. Por serem concebidas no modelo de associação civil e cientificamente livre, tem um caráter especial, que é o de aproximar ainda mais os trabalhos científicos de extensão com a sociedade, com ganho de qualidade. Além de promover o processo de construção e de ampliação do conhecimento do médico em formação”, concluiu a professora Ana Paula, que é a docente responsável no Conselho de Ligas Acadêmicas do curso de Medicina, novidade no Unifeso.



Conhece o Conselho de Ligas?

Com interesse e adesão grande dos estudantes em participar de ligas, o Dahas notou a necessidade de se criar um Conselho de Ligas. “Este conselho vai começar a aprovar as ligas novas, avaliando os temas propostos para que não haja conflito de interesses e os trabalhos fluam melhor. A ideia deste conselho é também fomentar as áreas de pesquisa. Quando vemos a liga como um todo, além dos eventos de extensão promovidos, a ideia é que tenham projetos científicos para que os alunos sejam inseridos em projetos da faculdade, como o PICPq, Piex, entre outros. Os estudantes podem dar andamento e levar seus trabalhos para congressos, por exemplo. A ideia da Liga é esta: divulgar a Ciência,” destaca o presidente do Dahas, o estudante Fellipe Portela. 

A professora Ana Paula explica que o Conselho foi criado com o intuito de funcionar como um embrião intelectual e científico de ferramentas utilizadas nas Ligas em relação ao seu planejamento e unificação de funcionamento no curso de Medicina, além de servir como consolidação do desejo e engajamento dos estudantes em ampliar a oferta e de, até mesmo, reativar uma Liga Acadêmica em uma determinada área de conhecimento dentro da ciência médica. “Isso acontece através de análise e de construção coletiva, orientados por professores e por profissionais convidados, como consultores e orientadores. O Conselho de Ligas estudará a possibilidade de oferecer a nova proposta de criação da Liga, na perspectiva de não tornar as entidades como 'apenas' um suporte na graduação de medicina, mas sim auxiliar na proposta de aprofundar os estudos e de levar o estudante a começar a vislumbrar o que fará após a conclusão de sua graduação”, contou a professora.

“Acredito que as ligas mediadas e aprovadas coletivamente para seu funcionamento manterão um modus operandi em comum, bem como serão mais articuladas entre si e atenderão aos pressupostos de construção de conhecimento com um retorno à sociedade mais imediato, funcionarão ampliadas e fortalecidas e serão mais assertivas, mantendo assim uma comunicação mais eficaz tanto entre os estudantes e como com o curso e seu corpo docente”, avaliou a professora Ana Paula.

Quais são a ligas da Medicina do Unifeso? 

Quem ficou curioso, pode voltar ao site na próxima semana para conhecer as ligas ativas do curso de Medicina e a fala de seus representantes. 

Comece a carreira médica no Unifeso

As inscrições para o Vestibular de Medicina do Unifeso estão abertas para ingresso no segundo semestre de 2022. O processo seletivo pode ser feito através de Prova On-line, para a qual serão destinadas 20 vagas. 



Por Giovana Campos 



 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.