Unifeso - Ficar em casa e colocar a leitura em dia: Séries da Editora Unifeso, como o Canto dos Poetas, podem encantar dias difíceis

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ficar em casa e colocar a leitura em dia: Séries da Editora Unifeso, como o Canto dos Poetas, podem encantar dias difíceis

09-04-2020

Em tempo de isolamento social, as pessoas estão buscando alternativas e novos hábitos para distrair e exercitar a mente. O hábito da leitura é uma boa pedida, já que especialistas garantem que se dedicar diariamente aos livros desenvolve os pensamentos, traz conhecimentos e além de manter nossas mentes ativas, além de estimular a fala e escrita – ótimo para quem está em um ambiente acadêmico.

É aproveitando esta deixa que o Centro Universitário Serra dos Órgãos vai começar, semanalmente, a divulgar as obras de sua editora, como sugestão de leitura para amenizar esta época de rotina tão conturbada e, quem sabe, criar ou resgatar em muitas pessoas o hábito da leitura. Que tal então começar pelo Canto dos Poetas, que está entre as publicações pioneiras da Editora Unifeso, tendo lançado, em 2016, o seu primeiro volume.



Para quem gosta de se encantar pela arte, a obra apresenta um misto de poesia e criatividade, reunindo trabalhos produzidos pelos artistas Carlos Artur Esteves; Clara Waismann; Daiane Maciel; Edinar Claussen Corradini; Margareth Rech; Marilú; Marquinho Salomão; Matheus Moura; Moema Tavarez; Ozair Furtado; Pedro Otavio; Rificat; Rozelene Furtado De Lima; Vanize Claussen; Vidocq Casas; Waldir José. A edição inaugural do livro apresenta poesias de autoria de poetas vinculados à Oficina de Poesia & Criação, considerado um dos movimentos de poesia e literatura mais significativos da cidade e região. 

Organizado por Edenise da Silva Antas e Michelle Bronstein, o livro o Canto dos Poetas nasceu da participação de poetas locais nos eventos realizados pelo Centro Cultural Feso Pro Arte (CCF). A publicação vem do Projeto Canto dos Poetas, uma estratégia de fomento e difusão da arte e da cultura no ambiente dos cursos de graduação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). O projeto dá visibilidade aos poetas locais e sua produção e contribui para a formação de novas plateias, sensibilizando as comunidades acadêmica e externa por meio da poesia. 

Hoje, em seu terceiro volume, a obra se enquadra na Série Arte e Cultura da editora, uma produção realizada através do talento e dedicação de membros da comunidade da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), entre eles docentes, funcionários técnico-administrativos, estudantes, instrutores e artistas dos cursos livres da Instituição, assim produções desenvolvidas no âmbito dos eventos culturais e artísticos do CCFP. 



Relembre

Em 2016 aconteceu o lançamento da Editora Unifeso, como parte das comemorações dos 50 anos da Feso e 10 anos do Unifeso. Vinculada à Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), foi criada com o objetivo de garantir a editoração, publicação e difusão da produção acadêmica da Instituição, realizada a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação e das unidades assistenciais e administrativas do Unifeso.

“A editora é uma das mais importantes contribuições da Instituição para a sociedade, uma vez que suas publicações influenciam na recondução de políticas e programas nas esferas pública e privada, de forma a fomentar o desenvolvimento social da cidade e da nossa região. Todo esse processo fortalece o projeto de excelência do Unifeso como Centro Universitário”, explica João Cardoso de Castro, coordenador da Extensão, vinculada à DPPE, e editor-chefe da Editora. Ele diz que a abrangência de uma iniciativa desta natureza é difícil de ser mensurada, mas é certo que fortalece ainda mais a relação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. “Trata-se, portanto, de um passo decisivo da Instituição no que diz respeito a compreensão sobre a importância da difusão de conhecimentos para a formação da sociedade que queremos: mais crítica, solidária e capaz de enfrentar as dificuldades que se apresentam”, conclui.

A Editora hoje é o principal meio de difusão da produção acadêmica do Unifeso e tem uma lista que soma cerca de vinte livros publicados, além de anais e periódicos. Suas séries buscam garantir a difusão da produção acadêmica oriunda dos cursos de graduação e pós-graduação do Unifeso, assim como de instituições parceiras na produção do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural.



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.