Unifeso - Fisioterapeuta que atua na ala da Covid-19 é a primeira vacinada no HCTCO

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Fisioterapeuta que atua na ala da Covid-19 é a primeira vacinada no HCTCO

20-01-2021

Nesta semana, chegou em Teresópolis o primeiro lote da vacina contra a Covid-19, e com ele veio a renovação do sentimento de esperança para muitas pessoas que, há meses, incansavelmente, estão lutando para salvar vidas, dentro de um hospital referência em atendimento na região, empenhados num esforço conjunto para conter todos os males causados pelo surto do novo Coronavírus. 

E foi na manhã desta quarta-feira, dia 20 de janeiro, que profissionais do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) celebraram um marco: a aplicação da primeira dose da imunização na unidade.

A primeira pessoa a receber a vacina no HCTCO foi a fisioterapeuta Karla Braz Oti, coordenadora da equipe de Fisioterapia. Na linha de frente da pandemia, ela é reconhecida pelos colegas e dirigentes do hospital pelo seu incessante trabalho e sua dedicação no combate à Covid-19, carregando histórias de perdas e superações que conferem a ela ainda mais admiração e respeito pela sua força de vontade em seguir em frente. 

“Escolhemos um profissional de Fisioterapia entendendo que é uma categoria que, neste momento, tem muita relevância e tem sido bastante exaltada, no tratamento dos pacientes graves que precisam muito dessa ajuda, do manejo e do conhecimento desses profissionais”, conta a Dra. Rosane Rodrigues Costa, diretora Geral do HCTCO. Ela defende que a vacina é fundamental e o caminho para a prevenção. "Temos que ser vacinados. E que a vacina chegue para todos”, frisa a diretora. 



"É só o amor que me faz seguir em frente"

Ao receber a primeira dose da imunização, Karla expressou sua alegria. "Já vivi muita coisa nesta pandemia. É uma esperança de dias melhores, de volta a nossa rotina, daquele abraço nos entes queridos. Vivi dias de medo, angústias e preocupações. Como todos sabem, passei por momentos extremamente difíceis com meus pais internados no UTI Covid, no meu próprio setor de trabalho. Felizmente, com o empenho de toda a equipe, conseguimos levar o meu pai de volta para casa. Infelizmente, perdemos a batalha com a minha mãe amada, meu grande amor, meu porto seguro. E é só o amor pela profissão que me faz seguir em frente”. 



Há 25 anos no HCTCO, Adriana Coutinho da Silva Fonte, diretora de Enfermagem do hospital, também relembra um 2020 de muita angústia, “quando tivemos que nos reinventar e criar forças para superarmos isso tudo juntos”. Mesmo sendo uma fase desafiadora, ela enxerga na imunização a esperança de dias melhores. “Estamos passando por uma situação única e inesperada, e chegou o hora de cuidar de quem cuida de tantos outros, protegendo os profissionais que estão envolvidos na assistência. Infelizmente, não tivemos sucesso com todos, mas vamos continuar buscando pelo sucesso no cuidado com cada paciente”, garante a enfermeira. 



Teresópolis recebe 4.700 doses de vacina

A organização da vacinação em Teresópolis está sendo feita pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com divulgação da Prefeitura, a 1ª fase de vacinação tem como público-alvo profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia e idosos moradores de instituições de longa permanência. O 1º lote da vacina, com 4.700 doses, chegou à cidade no início da tarde desta terça-feira, dia 19. 

No HCTCO serão vacinados, neste primeiro momento, o grupo prioritário de profissionais que atuam diretamente na assistência à Covid-19, nas enfermarias, CTI e Pronto-Socorro. A imunização será feita em duas doses da vacina.

A médica do trabalho no HCTCO/Unifeso, Maria Fernanda Carrullo Pumar, ressalta a preocupação da Instituição com o bem-estar dos funcionários. “O ano que passou foi de um trabalho muito difícil e intenso, com tudo muito novo, muitas descobertas e a não tivemos nem tempo de nos organizarmos, pois tudo era uma escuridão, muito novo e os protocolos mudados a todo momento. Mas agora estou muito feliz em começar o ano com esta esperança. ”, desabafou. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.