Unifeso - Formado em Engenharia Civil tem artigo aprovado em conferência europeia

Formado em Engenharia Civil tem artigo aprovado em conferência europeia

31-01-2020

“Uma Comparação entre Curva de Retenção do Solo e a Velocidade de Onda Cisalhante (V S) Adquirida como Uso de Bender Elements: Avaliação do Módulo de Cisalhamento Máximo (G Max ) por Acoplamento de Diferentes Energias”. Este é o título do artigo que será exposto na 4ª Conferência Europeia sobre os solos não saturados (UNSAT2020), a ser realizada de 24 a 26 de junho, em Lisboa, Portugal. O trabalho é assinado pelo egresso Caio de Mattos, formado na primeira turma de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). O artigo foi selecionado para a publicação nos anais do evento e estará indexado ao Scopus.

Segundo Caio, o seu experimento foi realizado nas instalações do prédio do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), localizado no campus Quinta do Paraíso. “Utilizei, tecnicamente, todos os processos de caracterização de solo, como granulometria, sedimentação, umidade relativa, entre outros. Mas as características do solo foram utilizadas para fazer a comparação entre dois solos: um com mais matéria orgânica e outro com mais características da rocha mãe. O trabalho foi basicamente analisar a velocidade de propagação dentro desses dois solos, traçando as características que influenciam na velocidade de propagação de uso. Para realizar essa parte, utilizei o Bender Element, que é um equipamento com dois polos em que foi possível fazer a análise. Esse equipamento é muito utilizado na Engenharia Sísmica, que é a parte da engenharia que estuda as construções em relação aos sismos (terremotos)”, contou.

Caio iniciou o artigo ano passado, e se aprofundou tanto no assunto que adaptou o experimento para ser o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Foi excelente o contato com os laboratórios do CCT. Repliquei testes feitos no mundo inteiro e, ao comparar os equipamentos com o de outros cursos, fiquei impressionado. Os equipamentos são muito bons, e tudo isso foi possível graças ao me orientador Thiago Canavalle. Além de toda infraestrutura do Unifeso, a qualidade do corpo docente é incrível: mestres nas mais diversas áreas da engenharia”, elogiou o egresso.

Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular do curso de Engenharia Civil do Unifeso, nas modalidades Agendamento e ENEM. O Processo Seletivo Agendado é realizado no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, (Av. Alberto Torres nº 111, Alto). Consiste em análise de Conclusão do Ensino Médio e na realização de prova de Redação, que versa sobre temas atuais. O candidato pode inscrever-se gratuitamente pelo do site, ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, até o dia 14 de fevereiro de 2020.

Já o candidato aprovado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em um dos exercícios de 2016, 2017, 2018 ou 2019 com, no mínimo, 450 pontos na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de graduação. O candidato deverá comparecer à Central de Matrícula e Relacionamento do Unifeso para efetuar a inscrição, sem ônus, preencher a ficha de inscrição com dados pessoais fidedignos, ou ainda, inscrever-se pela internet.