Unifeso - HCTCO investe para ser um complexo hospitalar referência na Região Serrana

HCTCO investe para ser um complexo hospitalar referência na Região Serrana

14-07-2021

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) marca, com a nova fachada e sinalizações no entorno, a nova etapa que faz parte do cronograma para ser um complexo hospitalar referência na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Novas estruturas foram construídas e reformas foram realizadas. Um grande investimento está acontecendo no parque tecnológico e a estratégia é avançar na Alta Complexidade. A Hemodinâmica e a Cirurgia Cardíaca são um dos muitos projetos que estão na pauta da Instituição.

O HCTCO reestruturou todo o espaço da Urgência e Emergência. A infraestrutura modernizada   dispõe de tecnologia e de equipamentos necessários ao atendimento a qualquer tipo de urgência e emergência. As equipes multiprofissionais são capacitadas e especializadas na agilidade e resolutividade do atendimento e ficam disponíveis 24h.

O setor de Urgência e Emergência atua com equipe de Classificação de Risco e protocolos bem elaborados.  O ambiente dispõe de consultórios exclusivos para atendimento aos pacientes privados em cada uma das especialidades atendidas 24h, como Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia, assim como área de repouso com 10 leitos para os pacientes que precisam aguardar novas avaliações e medicações, além de sala de estabilização para o atendimento dos pacientes mais graves, como trauma, sala de sutura e sala de gesso. Os laudos de Tomografia são feitos em tempo real no atendimento, e os resultados de exames laboratoriais saem em até 1 hora.

Infraestrutura de internação e CTI

A área de internação privada foi ampliada e agora contempla três novos andares que contam com 11 leitos de Day Clinic e mais 26 novos leitos de internação, oferecendo ainda mais conforto para o paciente e para o acompanhante. Os quartos dispõem de instalações modernas, diferenciadas e climatizadas e alguns contam com antessala e decoração diferenciada. Os pacientes podem dispor dos serviços de nutrição exclusiva e de enfermagem com atenção direcionada.

Os investimentos também foram destinados às instalações para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As enfermarias dos blocos cirúrgicos e clínicos foram reformadas seguindo o mesmo padrão de estrutura e climatização. O setor de Pediatria conta com decoração, que traz alegria e acolhimento, com refeitório próprio e com brinquedoteca.

O HCTCO agora tem dois Centros de Terapia Intensiva novos para adultos, com o total de 16 leitos individualizados, e um Centro de Terapia Cardiointensiva com 10 leitos, ambos com equipe de intensivistas qualificada e treinada, totalizando 26 novos leitos de Terapia Intensiva. Os ambientes são humanizados com luz natural, televisões em todos leitos e, dependendo da condição clínica, o paciente tem possibilidade de permanecer com acompanhante.

Excelência em cardiologia

A partir de agosto de 2021, o HCTCO inaugura o serviço em procedimentos de cirurgia cardíaca e hemodinâmica, que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto.  Com o novo equipamento de hemodinâmica, as intervenções diagnósticas serão variadas nos campos da cardiologia, da neurocirurgia e da cirurgia vascular.