Unifeso - HCTCO lança Projeto de Implantação da Estratégia Multimodal de Higiene de Mãos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




HCTCO lança Projeto de Implantação da Estratégia Multimodal de Higiene de Mãos

05-06-2023

No dia 16 de maio, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), lançou o Projeto de Implantação da Estratégia Multimodal de Higiene de Mãos - OMS/ANVISA. O evento contou com uma palestra realizada pela enfermeira Paula Bacco, que é mestre em Enfermagem pela UERJ; foi capacitada para multiplicação da Estratégia Multimodal de Higiene de Mãos pelo professor Didier Pittet, na Suíça; é enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e gestora do Programa de Higiene de Mãos do Hospital São Vicente de Paulo e do Hospital Municipal Jesus.

A palestrante destacou a imprescindível importância da higiene de mãos para a redução da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes e, consequentemente, das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Apresentou como o Programa de Higiene de Mãos é desenvolvido nos locais onde ela trabalha, e o sucesso que o Programa tem em ambas as instituições.

“A Estratégia Multimodal de Higiene de Mãos objetiva a melhoria deste procedimento através de metodologia multimodal desenvolvida pela OMS e adotada pela ANVISA. Envolve todo o hospital na participação para que a Cultura de Segurança Institucional esteja bem instituída e faça parte do cotidiano de toda a comunidade hospitalar”, explicou a enfermeira Raquel Oliveira, supervisora na CCIH do HCTCO.

Segundo ela, no evento foram apresentados dados importantes relacionados às IRAS, tais como: morrem 174 pessoas por dia vítimas destas infecções no Brasil, reforçando o impacto que a ocorrência destes episódios infecciosos, na qualidade, e na segurança dos pacientes, assim como na morbi-mortalidade. “A Comissão está à frente deste projeto, juntamente com um grupo que fará parte do Time de Higiene de Mãos, para implantar o Programa de Higiene de Mãos no HCTCO.Em breve, teremos novidades!” adiantou a enfermeira Raquel.



 



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.