Unifeso - Ideias Inovadoras: Prêmio fez a minha passagem pela graduação ter sido completa, relata egresso

06-10-2021

Albert Einstein, uma vez, disse que “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) compartilha da mesma opinião e, por isso, criou uma premiação para que estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos pensem fora da caixa: o Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras.

As inscrições para a edição 2021 já estão abertas e vão até dia 11 de outubro e devem ser feitas, unicamente, por meio do endereço eletrônico ideiasinovadoras@unifeso.edu.br. Serão aceitas propostas de projetos inovadores com dois tipos de abordagem: com foco no empreendedorismo e que possuam uma visão e interesse comercial; e com o foco no interesse social, em busca de soluções visando o bem-estar e o desenvolvimento socioambiental no município e na região.

“Foi muito gratificante ser reconhecido pelo meu trabalho e ter recebido esse prêmio. A ideia e a forma como o Unifeso promove essa premiação é única, porque junta o universo acadêmico com o mercado. Ao mesmo tempo em que o projeto é submetido por meio de um artigo acadêmico avaliado por docentes, logo na etapa seguinte a abordagem já é outra, ou seja, é necessário fazer um pitch, que passa pelo crivo de pessoas do mercado, consultores, profissionais do Sebrae e do Rio Info”, relata Lucas Gomes de Souza Teles, egresso do curso de Ciência da Computação e um dos ganhadores do prêmio, no ano passado.

Ele lembra que 2020 foi muito desafiador.  “Foi um ano em que tudo mudou e, ainda assim, o Unifeso conseguiu manter a premiação e o incentivo, mesmo que de forma remota. Foi o ano da minha formatura, e esse prêmio fez a minha passagem pela graduação ter sido completa”, conta Lucas.

O prêmio se constitui em uma menção de honra e em um valor financeiro simbólico. Serão aceitas propostas de projetos individuais ou em grupo, com a indicação, no caso de projetos em grupo, de um responsável pelo mesmo. Nas categorias Discentes e Funcionários Técnico-administrativos, o proponente deverá indicar na proposta um professor ou profissional qualificado com vínculo institucional, para orientá-lo no período de desenvolvimento da mesma.

Após as inscrições, uma comissão de seleção avaliará o potencial de inovação de todos os projetos, selecionando um total de até 18 propostas, sendo até seis por categoria. As propostas selecionadas serão detalhadas e defendidas pelos proponentes, em vídeos no formato pitch.

O resultado das propostas vencedoras será divulgado no site do Unifeso no dia 26 de novembro de 2021, e o prêmio será entregue em solenidade acadêmica própria. Mais informações estão disponíveis no edital.