Unifeso - II Seminário PET-Saúde anuncia mudança na etapa metodológica do projeto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




II Seminário PET-Saúde anuncia mudança na etapa metodológica do projeto

17-12-2019

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/ Interprofissionalidade, em breve, completará seu primeiro ano no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). No dia 29 de novembro, foi realizado o “II Seminário do PET-Saúde Interprofissionalidade do Unifeso: Narrativas da imersão”, que teve como objetivo marcar a mudança na etapa metodológica do projeto.

O primeiro seminário foi feito com a etapa de exposição da problemática do projeto, que envolve o cuidado em saúde dos moradores da Fazenda Ermitage. Neste segundo momento, o foco é a imersão na realidade e na situação problemática em si. Essa metodologia pede que estudantes, professores e preceptores façam um momento de reflexão e de análise sobre aquilo que foi vivenciado e sobre o que a realidade trouxe de novo para eles, tanto na educação quanto na vida profissional. 

“Esse é o nosso segundo seminário. O Unifeso já percebe a importância do PET-Saúde para a vida acadêmica. O que vocês vão ver hoje aqui é um momento de reflexão e de ação sobre a prática. A ideia é que possamos pensar um pouco e sermos impactados pelos trabalhos de cinco grupos que vão trazer o olhar interprofissional dos trabalhos”, disse Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Unifeso. 

O segundo seminário trouxe dois novos produtos do PET-Saúde. O primeiro é um trabalho que, a partir da etapa de imersão na problemática Fazenda Ermitage, que é o projeto em questão, os diferentes grupos irão expressar de maneira ativa aquilo que refletiram e vivenciaram. O segundo produto é a análise de uma encomenda que os grupos receberam. 

“Um dos objetivos do PET-Saúde é trazer impacto nos cursos de graduação do Unifeso, relacionados a temas que envolvam a educação interprofissional. Uma das atividades que o PET fez foi, a partir de um trabalho desenvolvido pela Integração Ensino, Trabalho e Comunidade (IETC) dos cursos de graduação, discutir a realidade das pessoas que vivem na Fazenda Ermitage. Em outras palavras, a IETC, que é um componente curricular de diversos cursos da área da saúde, produziu, durante o ano de 2018, um levantamento situacional das pessoas que moravam na Fazenda Ermitage. Os participantes do PET foram em cada apartamento e preencheram fichas que vieram como encomenda da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou a professora Mariana.

O PET-Saúde recebeu o trabalho da IETC, analisou, pensou, criticou e produziu banners expositivos. 

Sobre o PET-Saúde Interprofissionalidade

O PET-Saúde é um programa do Ministério da Saúde. O projeto do Unifeso foi aprovado, no edital de 2018, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e aborda a necessidade de melhorar a situação de saúde dos moradores da Fazenda Ermitage. A proposta sugerida foi que a parceria atue na lógica da interprofissionallidade, fortalecendo o cuidado em saúde desenvolvido na Fazenda Ermitage. 

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.