Unifeso - Integrantes do Proteger Teresópolis participam de capacitação com a Dra. Katia Góes

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Integrantes do Proteger Teresópolis participam de capacitação com a Dra. Katia Góes

09-06-2023

Em maio, a professora Katia Góes, doutora e mestre em Geografia e especialista em Análise ambiental e Gestão do Território, esteve no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) no evento de capacitação “Reconhecendo o Território”. Com conhecimentos amplos e práticas aprofundadas na área da Geografia, a doutora Kátia compartilhou suas experiências em segmentos como cartografia, geoprocessamento, banco de dados geográficos, implantação de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), entre outros. Trouxe ainda para a realidade do Proteger vivências do trabalho que ela faz no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), e na Fundação Coppetec.

De acordo com a professora Roberta Montello Amaral, diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão no Unifeso, a palestrante mostrou como o SIG ajuda a interpretar questões trabalhadas no Proteger. “Como o Proteger é um projeto de coleta de dados, que visa auxiliar a tomada de decisões dos setores público e privado e tem como objetivo gerar uma base de dados que permita pensar nas políticas públicas para atender à população carente das áreas de risco, o SIG dá pistas muito fortes do que se precisa atacar em termos de prioridade, possibilitando cruzamento de dados para informações relevantes. Além de mais conhecimento para os estudantes, ter a oportunidade de conhecer melhor o sistema provoca maior engajamento deles na busca de dados, pois mostra a dimensão do trabalho que estão fazendo e a importância dos resultados para a sociedade como um todo. Isto vai ao encontro do que esperamos para o Proteger Teresópolis”, explicou a professora Roberta.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.