Unifeso - Maternidade do HCTCO implanta Consulta Pediátrica Pré-Natal no atendimento privado

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Maternidade do HCTCO implanta Consulta Pediátrica Pré-Natal no atendimento privado

16-10-2020

É com o bebê no ambiente intrauterino que já começa a se estreitar a relação de confiança e o vínculo dos pais com o Pediatra: o profissional que vai ser, por muitos e muito anos, o grande aliado da família. Estamos falando da Consulta Pediátrica Pré-Natal e a relevância deste acompanhamento para saúde e o bem-estar do bebê. Isso porque estar com o pediatra no terceiro trimestre do pré-natal representa uma oportunidade de antecipação de riscos, além da assistência ao recém-nascido em sala de parto e a consulta pós-natal dentro da primeira semana de vida. 

O serviço de pré-natal da Maternidade do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) vem se aprimorando e traz mais esta novidade. “Vamos receber as mamães antes do parto para tirarmos dúvidas e explicarmos os cuidados básicos com o bebê, para elas se sentirem mais confiantes e orientadas”, adianta a pediatra Ana Cláudia Pinto, chefe do Serviço de Pediatria do HCTCO e professora do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). 

Todos as preocupações e anseios em relação à criança podem ser discutidos. A ideia é dar ênfase ao bebê, com orientações preventivas, discutir e detectar eventuais problemas gestacionais e os primeiros cuidados com o recém-nascido. Na consulta com o pediatra, as gestantes devem levar a documentação da gestação, o cartão pré-natal, cartão de vacinação, exames laboratoriais e de imagem e prescrição de fármacos em uso.

As consultas têm como enfoque esclarecer sobre o diagnóstico pré-natal de doenças maternas, prevenir doenças infecciosas, orientar sobre todas as ações do pediatra em sala de parto e o aleitamento materno. Também são discutidas as mudanças na rotina da família, testes de triagem neonatal, além dos cuidados gerais com o recém-nascido em relação à higiene e ao sono, por exemplo, além de deixar os pais preparados para identificar sinais de alerta que possam sugerir riscos e as medidas de segurança para a criança, entre outras demandas que a família vier a expor também. 



Atendimento de emergência 

É sempre bom lembrar que a Maternidade do HCTCO oferece atendimento de Emergência nas áreas de Obstetrícia e Ginecologia nas 24h dos 7 dias da semana, com assistência médica e complementação diagnóstica de prontidão com qualidade, excelência e dinamismo, com equipes altamente técnicas e capacitadas, e com o apoio de toda a estrutura do nosso hospital geral. Para as gestações de risco, há um serviço diferenciado com acompanhamento mais especializado (saiba mais aqui). 

Depois do nascimento, a criança conta com uma equipe de especialistas em Pediatria altamente treinada, que presta atendimento privado no pronto-socorro do HCTCO, contando com toda a infraestrutura da unidade para cuidados infantis. (clique aqui para saber mais)



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.