Unifeso - Mestrado de egresso do Unifeso envolve pesquisa no Parque Municipal Montanhas

Mestrado de egresso do Unifeso envolve pesquisa no Parque Municipal Montanhas

27-08-2020

O mês de setembro está chegando e com ele vem uma importante fase para a vida, a profissão e os estudos do biólogo Vitor Guniel Cunha, formado em 2018 pelo curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Ele vai iniciar os trabalhos de campo em um projeto que está desenvolvendo no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, unidade conservação municipal. Seu trabalho consiste em desenvolver um inventário de mamíferos de médio e grande portes para a região, com o objetivo de auxiliar a gestão do Parque Municipal e também compreender quais espécies da fauna que o parque protege, entendendo também se pressões como caça e desmatamento estão influenciando a dinâmica desses animais.

Ele já tem feito reconhecimento de campo e mapeando a área. “Eu vou até o local que determino para fazer a coleta de dados para a pesquisa, e identifico potenciais trilhas ou caminhos que eu possa percorrer seguindo a minha metodologia de pesquisa, que é a transecção linear. Nessas trilhas eu faço a instalação de armadilhas fotográficas”, detalha.

O projeto faz parte do seu curso de Mestrado Profissional em Biodiversidade em Unidade de Conservação, pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na área básica de Ecologia Aplicada e Biodiversidade. “Escolhi essa área pois me interesso em compreender o funcionamento do ambiente, principalmente os mamíferos de médio e grande portes. O foco do programa nas Unidades de Conservação me chamou a atenção, pois sempre estive envolvido durante a graduação no PARNASO, o que me sempre me despertou o interesse pelo tema. O ambiente natural é a nossa maior riqueza, compreender suas dinâmicas nos direciona para uma melhor gestão do ambiente e também uma melhor qualidade de vida para a biodiversidade e também para a nossa sociedade. E acrescento, o curso de Ciências Biológicas foi e é fundamental para a formação de profissionais capacitados para atuar neste ramo”, revela o egresso do Unifeso.

Quando estava na graduação, ele se dedicou ao programa de iniciação cientifica pelo ICMBio no Parque Nacional Serra dos Órgãos, e desenvolveu pesquisas, com primatas e educação ambiental nas comunidades do entorno da unidade de conservação. Ele conta que foi no última ano da graduação que surgiu a vontade de cursar o mestrado. “Os professores da instituição sempre me incentivaram em continuar na pós-graduação, principalmente o coordenador do curso, o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso. “sinto-me muito confortável em mencionar e agradecer a nomes como Alcides Pissinatti, Alexandre Magno, Liane Pitombo e Luiz Paulo Fedullo, que me incentivaram e inspiraram para seguir em frente na pós graduação”, ressalta o pesquisador, que pensa seguir carreira como professor universitário e como gestor de órgãos ambientais.