Unifeso - Metodologia ativa: MedTerês são protagonistas de seu aprendizado

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Metodologia ativa: MedTerês são protagonistas de seu aprendizado

07-06-2021

Lidar diretamente com a saúde e com a vida demanda dos médicos muita prática, sabedoria e habilidade. O curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) é estruturado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem pela técnica da ABP - Aprendizagem Baseada em Problemas. 

O PBL ou ABP é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem em que o estudante é visto como um pensador e a sua participação ativa é ponto fundamental para a motivação e aquisição de conhecimento. A metodologia estimula no aluno a capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões e o induz a assumir o seu protagonismo e a sua responsabilidade pelo aprendizado, sendo essencial para ganhar autoconfiança.

A metodologia ativa de aprendizagem, juntamente com a infraestrutura de ponta e com professores altamente qualificados, promove o aprendizado de procedimentos médicos em cenários reais e em simulações, para que os estudantes possam testar os conhecimentos e habilidades, sem colocar em risco a vida de pacientes reais. A formação dos estudantes de Medicina é pautada na aplicação prática do conhecimento desde os primeiros períodos. 

Os acadêmicos passam por situações reais, como atendimentos em caso de emergência, diagnósticos e discussão de casos clínicos, e são acompanhados de perto pelos professores, que apontam os erros ou os acertos em cada atividade. 

São os MedTerês que fazem a diferença e trazem grandes melhorias para a saúde de Teresópolis e região, trabalhando em projetos de prevenção (Pet-Saúde), monitoramento (Proteger Teresópolis) e acompanhado pacientes com diversas comorbidades recebidos em seu hospital próprio de ensino (HCTCO). Unidades Básicas de Saúde, comunidades, creches, asilos, escolas, entre outras instituições também são cenários de prática para o melhor aprendizado. E vale lembrar que o hospital também conta com programas de Residência Médica que contemplam diversas especialidades. 

Vestibular com inscrições abertas

O Unifeso está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina 2021.2. As inscrições devem ser feitas pelo site e o processo seletivo será via prova on-line, no dia 27 de junho, às 9h, com duração de 2h30m. Confira o edital e se inscreva

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.