Unifeso - Novembro Azul: Bate-papo destaca a importância do cuidado com a saúde masculina

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Novembro Azul: Bate-papo destaca a importância do cuidado com a saúde masculina

17-11-2022

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. A data se transformou no maior movimento em prol da saúde masculina.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente três milhões convivendo com ela. Para pontuar a data, a Gerência de Recursos Humanos da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) organizou um bate-papo sobre a Saúde do Homem com o professor Jonas Leite Junior, no dia 16 de novembro.

“Este ano estamos seguindo com a temática do autocuidado em nossas ações voltadas para área da saúde, e no novembro azul não foi diferente. Com isso, pensamos em abordar algumas questões pertinentes ao tema, como, por exemplo, o conceito equivocado de que cuidar da saúde não é coisa de homem; a importância de os homens observarem seus corpos e buscarem acompanhamento médico regular; e pequenas mudanças no dia a dia que os permitem ter mais qualidade de vida. Nessa ação contamos, mais uma vez, com a parceria da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (Dacs), que nos indicou o Professor Jonas Leite Junior para falar sobre as temáticas da saúde do homem, que por muitas vezes são estereotipadas, temidas e encaradas como tabu, e ele nos deu o privilégio de receber um conteúdo muito didático e leve a respeito do assunto”, destacou Sabrina Schelck, analista de Recursos Humanos da Feso.

O professor Jonas é graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso); pós-graduado em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Candido Mendes e pós-graduado em Centro Cirúrgico, CME e Instrumentação Cirúrgica. É coordenador de Enfermagem da Beneficência Portuguesa de Teresópolis. “O objetivo do Novembro Azul não é apenas falar sobre o câncer de próstata, é falar também sobre a saúde do homem. A campanha deste ano tem como tema: ‘Homem, saúde é vida. Cuide-se de novembro a novembro’. Então é importante frisar a importância de os homens cuidarem da própria saúde, mas não temos uma cultura pra isso. Desde a infância não somos preparados para falarmos sobre a nossa saúde, afinal, sempre ouvimos falar que chorar e sentir dor demonstra fragilidade, então a maior parte dos homens busca o serviço de saúde justamente quando está em um quadro muito agudo de dor ou quando já apresenta disfunção sexual. Temos que desconstruir esse modelo tão replicado pela sociedade”, disse Jonas.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.