Unifeso - Novembro Azul: Bate-papo destaca a importância do cuidado com a saúde masculina

Novembro Azul: Bate-papo destaca a importância do cuidado com a saúde masculina

17-11-2022

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. A data se transformou no maior movimento em prol da saúde masculina.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente três milhões convivendo com ela. Para pontuar a data, a Gerência de Recursos Humanos da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) organizou um bate-papo sobre a Saúde do Homem com o professor Jonas Leite Junior, no dia 16 de novembro.

“Este ano estamos seguindo com a temática do autocuidado em nossas ações voltadas para área da saúde, e no novembro azul não foi diferente. Com isso, pensamos em abordar algumas questões pertinentes ao tema, como, por exemplo, o conceito equivocado de que cuidar da saúde não é coisa de homem; a importância de os homens observarem seus corpos e buscarem acompanhamento médico regular; e pequenas mudanças no dia a dia que os permitem ter mais qualidade de vida. Nessa ação contamos, mais uma vez, com a parceria da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (Dacs), que nos indicou o Professor Jonas Leite Junior para falar sobre as temáticas da saúde do homem, que por muitas vezes são estereotipadas, temidas e encaradas como tabu, e ele nos deu o privilégio de receber um conteúdo muito didático e leve a respeito do assunto”, destacou Sabrina Schelck, analista de Recursos Humanos da Feso.

O professor Jonas é graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso); pós-graduado em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Candido Mendes e pós-graduado em Centro Cirúrgico, CME e Instrumentação Cirúrgica. É coordenador de Enfermagem da Beneficência Portuguesa de Teresópolis. “O objetivo do Novembro Azul não é apenas falar sobre o câncer de próstata, é falar também sobre a saúde do homem. A campanha deste ano tem como tema: ‘Homem, saúde é vida. Cuide-se de novembro a novembro’. Então é importante frisar a importância de os homens cuidarem da própria saúde, mas não temos uma cultura pra isso. Desde a infância não somos preparados para falarmos sobre a nossa saúde, afinal, sempre ouvimos falar que chorar e sentir dor demonstra fragilidade, então a maior parte dos homens busca o serviço de saúde justamente quando está em um quadro muito agudo de dor ou quando já apresenta disfunção sexual. Temos que desconstruir esse modelo tão replicado pela sociedade”, disse Jonas.